Conheça a rota dos fortes e fortificações do Alentejo

O Alentejo possui uma grandiosa arquitetura militar, que engloba castelos, fortes e outros tipos de fortificações espalhadas por todo território, em especial na área fronteiriça (também conhecida como raia) com a Espanha. 

Essas fortificações são de grande importância histórica, construtiva e artística e estão associadas a lendas e fatos de interesse para o conhecimento da história dos povos da Península Ibérica, da Europa e das culturas ligadas às margens do Mediterrâneo. 

Essas fortificações abrangem uma cronologia que se estende desde o primeiro povoamento e a romanização, mas é expressiva especialmente entre os séculos 12 e 17. São dezenas os castelos, fortes e fortificações que guardam memória da defesa da fronteira portuguesa. 

Esses monumentos fortificados convidam os visitantes a uma visita demorada por seus espaços, passeando entre as muralhas, visitando os núcleos museológicos, descobrindo curiosidades históricas e as lendas que envolvem sua existência. E, claro, convidando a apreciar a vista. São as melhores do Alentejo. 

Veja abaixo um roteiro incrível para descobrir algumas dessas fortificações alentejanas. 

O roteiro inicia em Avis, em uma visita ao castelo de Avis e a igreja e convento de São Bento. Aproveite para explorar a região de Benavila, fazendo canoagem ou passeio de barco e birdwatching na albufeira da barragem do Maranhão. 

A próxima cidade do roteiro é Alter do Chão, onde é possível conhecer as ruínas do castelo de Seda e o castelo de Alter do Chão, além da anta do Tapadão e o centro histórico. Ainda em Alter do Chão, aventure-se em um passeio a cavalo e visite a Coudelaria de Alter.

Em Crato, o destaque é o castelo de mesmo nome. E na aldeia da Flor da Rosa, experimente uma aula de olaria na fortaleza mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa. Não deixe de visitar o Museu Municipal do Crato e a ponte medieval do Crato, sobre a ribeira de Seda.  

Portalegre é o próximo destino do roteiro, com uma visita ao centro histórico, ao castelo de Portalegre e à Sé de Portalegre. Ao entardecer, a dica é visitar uma herdade e adega local com prova de vinhos. Ainda em Portalegre conheça o Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino.  

Já em Alegrete, visite o castelo e desfrute a natureza que rodeia a cascata do rio Caia, na aldeia de Barulho, Arronches. Visite as fortificações de Arronches e conheça a lenda da Princesa Moura, transformada em rocha. E em Campo Maior, visite o Lagar-Museu do Palácio Visconde d’Olivã e explore o castelo de Ouguela e o santuário de Nossa Senhora da Enxara.  

Já em Elvas, conheça os fortes de Nossa Senhora da Graça e o de Santa Luzia onde se encontra o Museu Militar. A próxima cidade é Monforte com seu belo castelo. Aproveite e conheça a região em um passeio de bicicleta pela estação arqueológica de Torre de Palma onde poderá visitar o menir da Carrilha.  

Em Fronteira, explore o castelo de Cabeço de Vide e desfrute de uma sessão de relaxamento em um spa termal local. Visite o Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros, onde encontrará uma reconstituição multimídia da histórica batalha travada em 1384.  Conheça a igreja de Nossa Senhora da Atalaia de Fronteira e em um passeio a pé ou de bicicleta, vá até a anta do Penedo da Moura, em Figueira e Barros. 

×