O turismo industrial contempla as experiências decorrentes de atividades desenvolvidas em locais de indústria viva ou patrimônio industrial, relacionadas aos produtos e processos de produção, ou com o passado histórico e cultural. O Alentejo tem muito a oferecer neste segmento!
A maior região de Portugal possui uma variada oferta de turismo industrial que oferece aos visitantes uma experiência completa e imersiva a partir do que o Alentejo produz, ou produziu, e leva o turista a descobrir o “como se faz”, seus produtos, sua história etc.
Das memórias de uma região conhecida como o celeiro da nação, e que hoje é famosa pela importante produção de azeite, das antigas moagens transformadas em museus aos lagares tecnológicos e pequenos lagares de empresas familiares, são muitos os patrimônios industriais e as atividades produtivas tradicionais que refletem na história e na cultura alentejana.
No setor agroalimentar vale a pena explorar as produções tradicionais, como a ameixa de Elvas, ou as mais modernas como a produção de gin e a torrefação do café. No setor têxtil, não deixe de conhecer o processo de fabricação das mantas alentejanas de Reguengos de Monsaraz, mas também as Tapeçarias de Portalegre, peças únicas e autênticas obras de arte. Nas produções tradicionais e distintas da região também está a fabricação de chocalhos e a olaria.
Outras riquezas produzidas no Alentejo são provenientes da extração de mármores ou dos minérios da Faixa Piritosa Ibérica (FPI). Também neste setor é possível visitar tanto locais em atividade como espaços museológicos em minas desativadas.
Veja abaixo opções do turismo industrial para conhecer no Alentejo.
Museu da Farinha
Localizado no município de Santiago do Cacém, o Museu da Farinha foi inaugurado em 2014 a partir da reabilitação e valorização de uma antiga fábrica de moagem, construída em 1925. Todo o equipamento do local foi restaurado e está exposto para visitação, com o objetivo de preservar e divulgar um importante elemento do patrimônio rural e industrial da região. Espaços de convívio e de conhecimento oferecem atividades de caráter didático-cultural. Informações: museudafarinha.pt
Fundação Serrão Martins
A Fundação Serrão Martins é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo conservar e divulgar os valores patrimoniais da Mina de São Domingos e do seu complexo mineiro, em Mértola. No local, é possível visitar o Centro de Documentação onde estão arquivos (fotográfico, documental e material) dos 150 anos de história do complexo industrial da Mina de São Domingos; e a Casa do Mineiro, com objetos que mostram como era a vivência de uma família mineira naquela época. Informações: fundacaoserraomartins.pt
Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino
É um museu dedicado à apresentação, conservação e estudo de uma parcela fundamental do patrimônio artístico nacional representado pelas Tapeçarias de Portalegre. O museu dispõe de áreas de exposição permanente, uma galeria de exposições temporárias, um auditório com capacidade para 150 pessoas, além de cafetaria, foyer e jardim. Entre as obras que podem ser vistas estão uma grande variedade de autores nacionais e estrangeiros. Informações: cm-portalegre.pt
Chocalhos Pardalinho
A produção do chocalho é uma verdadeira arte. Tanto que é considerada Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco. Na vila de Alcáçovas, a fábrica Pardalinho faz os chocalhos como deve ser: artesanalmente. Durante uma visita às instalações, você pode aprender a fazer esses objetos e conhecer mais sobre a sua história. Uma curiosidade: não há dois chocalhos com o mesmo som!