O Alentejo tem muito a oferecer aos seus visitantes: patrimônios históricos, muita cultura, vinhos e gastronomia de primeira, hotéis incríveis e uma natureza exuberante. Vale a pena conhecer todas essas facetas da região. Veja abaixo algumas das melhores coisas para se fazer no destino.
Explorar os patrimônios da Unesco do destino
O Alentejo possui dois locais inscritos na lista de patrimônios da Unesco: o Centro Histórico de Évora e a cidade de Elvas e as suas fortificações. Évora possui um tradicional e charmoso centro histórico, com construções dos séculos 16 e 18, e patrimônios que remetem à época romana, como o Templo Romano e a Catedral. Há tanta história em Évora que toda a cidade foi classificada como Patrimônio Mundial da Unesco em 1986.
Já Elvas passou a ser considerada Patrimônio Cultural da Humanidade em 2012. Fazem parte desta classificação todo o centro histórico, as muralhas abaluartadas do século 17, o Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça, o Aqueduto da Amoreira e os três fortins: de São Pedro, de São Mamede e de São Domingos ou da Piedade.
Curtir as melhores praias
O litoral alentejano possui praias de encher os olhos e atividades que prometem agradar toda a família. Dois destinos merecem destaque na costa do Alentejo: Troia e Comporta. Aliás, combinar esses dois lugares em uma única viagem é ideal para aproveitar belas praias, hotéis e resorts de alto nível, com spas, piscinas e campos de golfe, além de ótimas opções de gastronomia. Vale ressaltar que a região que abrange Troia e Comporta possui algumas das melhores praias do Alentejo.
Outras praias que merecem uma visita são as que ficam no em torno de Porto Covo, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar, no sudoeste Alentejano, com um litoral bem preservado, com paisagens deslumbrantes e pores do sol sobre o Atlântico.
Apreciar a natureza idílica da região
O Alentejo tem muito a oferecer aos seus visitantes, mas existem algumas maravilhas da natureza que são imperdíveis, como o Alqueva, maior lago artificial da Europa onde é possível fazer passeios de barco, conhecer as aldeias situadas em suas margens e praticar esportes aquáticos.
Outro lugar incrível é o Vale do Guadiana, que guarda paisagens magníficas, flora exuberante e fauna com animais como o lince-ibérico, o grifo e a águia-real. O lugar é ideal para explorar trilhas a pé ou de bicicleta, descer o rio de canoa, curtir a incrível praia fluvial da Tapada Grande e conhecer o Pulo do Lobo, uma queda d’água de 20 metros de altura.
Provar a gastronomia alentejana
Com uma herança milenar e combinações surpreendentes, os pratos alentejanos surpreendem pela simplicidade e sabor. Por lá, a carne mais popular é a do porco alentejano, extremamente deliciosa e comprovadamente mais saudável, com menos gordura, calorias e colesterol. Os alentejanos também consomem muito carnes de caça, peixes e frutos do mar, tudo preparado com muito azeite de oliva e ervas aromáticas. Vale lembrar também do pão típico da região, os queijos, os embutidos e, claro, o vinho local.
Participar das vindimas
Entre os meses de agosto e setembro, acontecem as vindimas do Alentejo. Neste período, os produtores do vinho local colhem as uvas e dão início a um processo que vai desde a colheita até a pisa das uvas e que resulta em alguns dos melhores rótulos do mundo. Nesta época, o Alentejo oferece uma extensa programação para os visitantes que querem conhecer e celebrar a arte ancestral de fazer vinho e provar uma variedade enorme da bebida produzida na região.