Caminhos de Santiago ganha nova rota do interior ao litoral do Alentejo

O Alentejo conta com uma nova rota dos Caminhos de Santiago, que vai do interior ao litoral da região, em um percurso de 130 quilômetros, passando por cinco concelhos.

Caminhos de Santiago

O novo Caminho de Santiago – Via Atlântico tem início na vila de Castro Verde, passa pelos concelhos de Ourique e Odemira, em Beja, segue por Sines e vai até o município de Santiago do Cacém, ambos em Setúbal.

Basílica Real de N. Sra. da Conceição, Castro Verde

O percurso é uma excelente oportunidade para os caminhantes conhecerem alguns dos muitos testemunhos históricos da Ordem de Santiago nestes territórios, além de reforçar a promoção deste vasto e rico legado na região.

Desde 2018, este novo percurso dos Caminhos de Santiago tem recebido investimentos em estrutura com objetivo de ampliar a oferta do turismo religioso na região, juntando-se aos dois percursos já existentes dos Caminhos de Santiago no Alentejo: o Central e o Nascente.

A Via Atlântico é uma variante do Caminho Central, que desvia em Castro Verde em direção ao mar, até Porto Covo e Sines, e continua por trilhos ancestrais imersos na ruralidade e no montado alentejano, retornando ao Caminho Central em Santiago do Cacém.

Almodôvar

Caminho Central

O Caminho Central, o primeiro a ser certificado em Portugal, é composto por 19 etapas, iniciando na aldeia de Ameixial (Faro), e terminando em Tomar, (Santarém), passando pelos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Aljustrel (Beja), Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal (Setúbal), Vendas Novas (Évora), Coruche, Benavente, Salvaterra de Magos, Santarém, Golegã e Tomar (Santarém).

Caminho Nascente

Já o Caminho Nascente, também é por 19 etapas, com início em Alcoutim (Faro) e término em Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), passando pelos concelhos de Mértola, Beja, Cuba e Alvito (Beja), Viana do Alentejo, Évora e Estremoz (Évora), Sousel, Fronteira, Alter do Chão, Crato e Nisa (Portalegre).

×