Guia do Alqueva, o maior lago artificial da Europa

O Alqueva é um motivo de orgulho para a região portuguesa do Alentejo, já que é o maior lago artificial da Europa. A natureza nesta parte do território alentejano é deslumbrante, e guarda muitas belezas e atrações para os visitantes. Continue lendo e saiba mais!

Como assim, lago artificial?

Como o próprio nome já diz, um lago artificial é aquele que não existia na natureza, tendo sido criado pelo homem. Assim, o Lago Alqueva surgiu quando foi construída uma barragem com o mesmo nome no rio Guadiana para geração de energia elétrica, inaugurada em 2004.

Onde fica o Alqueva?

O Lago Alqueva fica no sudeste de Portugal, mais precisamente na região do Alentejo. Está próximo à cidade de Reguengos de Monsaraz.

O que posso fazer por lá?

O Alqueva é uma atração turística e tanto! Sem dúvida, não falta o que ver e fazer no grande lago.

Curtir praias de água doce

Em vários pontos às margens do Alqueva, é possível aproveitar praias de água doce, como as praias de Mourão, Monsaraz, Cheles e Tapada Grande, por exemplo. Todas têm ótima infraestrutura e são perfeitas para se refrescar com a criançada, principalmente devido à qualidade da água, acessibilidade, equipamentos de apoio e espaços verdes no entorno.

Passear de barco

Quando se fala em lago, sem dúvida é impossível não pensar em um bom passeio de barco. No Alqueva, além de poder explorar o lago com em passeios em grupo com direito a almoço ou lanche. Uma boa opção é fazer esse passeio super especial com a Alqueva Cruzeiros.

Observar estrelas

A região do Alqueva é uma Starlight Destination, uma área protegida de poluição luminosa e atmosférica. Por isso, é um local perfeito para a observação do céu estrelado, seja com equipamentos especializados ou a olho nu. De fato, vale fazer uma caminhada noturna, passeio de canoa à noite ou até mesmo um workshop fotográfico!

Esportes

Quem curte atividades físicas e aventuras tem muitas formas de aproveitar as águas do Alqueva. Isso porque o lago oferece ótimas condições para a prática de esportes como canoagem, esqui aquático, stand-up paddle e wakeboard, atividades oferecidas pela Alentejo Break. Entre as opções mais tranquilas estão os passeios de canoa e caiaque. Aqueles que preferem terra firme podem utilizar os variados percursos sinalizados em torno do lago para caminhadas ou passeios de bicicleta, por exemplo.

Quais atrações existem próximo ao Alqueva?

Existem várias atrações interessantes ao redor do Alqueva, a começar por vilarejos charmosos como Moura, Aldeia da Luz, Mourão e Monsaraz, por exemplo. Vale também visitar o Cromeleque do Xarez e o Convento da Orada, que ficam a cerca de 5 km de Monsaraz.

Quando ir para o Alqueva?

Esta região do Alentejo pode ser visitada em qualquer época do ano. Para curtir as praias fluviais, o ideal é ir no verão (junho a setembro). Outono e primavera são perfeitos para curtir atividades variadas, pois a temperatura é boa o suficiente para curtir o ar livre. No inverno, porém, é possível pegar alguns dias chuvosos.

×