A açorda é um prato típico da região do Alentejo, que pode ser preparado de diversas formas. Sua base pode ser de vegetais, porco, frango, peixes, etc. No entanto, a açorda de bacalhau é uma das preferidas e a mais comum de se encontrar nos restaurantes alentejanos. No preparo da receita, a dica é apostar nos temperos e condimentos, que adicionam uma camada extra de sabor a esta tradicional iguaria alentejana. Veja cinco restaurantes no Alentejo para comer a típica açorda.
Restaurante Café Alentejo, em Évora
O local é ideal para curtir uma noite agradável com muita comida portuguesa boa. Os pratos deste restaurante são diversificados, apetitosos e surpreendentes. Além disso, o ambiente é acolhedor, há um espaço exclusivo no exterior do restaurante, Wi-Fi e área separada para fumantes. cafealentejo.eatbu.com/
Restaurante da Pousada Convento de Évora, em Évora
Este restaurante é original e sofisticado, mas sem exageros. A sala de refeições está instalada nos antigos claustros de meditação dos monges. O local é bem iluminado e tem vista para o pátio, as mesas possuem toalhas em azul e branco e painéis de azulejo decoram todo o espaço. Entre as sugestões do chef, sem dúvida está a açorda de coentros com bacalhau e ovo escalfado, além do buffet de doces.
Restaurante A Escola, em Alcácer do Sal
O nome do restaurante é uma referência ao local onde está instalado, um antigo prédio de uma escola primária. O ambiente escolar prevalece na decoração, que mantém os quadros negros bem como as carteiras. No menu, opções gastronômicas que combinam história com a culinária alentejana, com foco na qualidade e no atendimento diferenciado.
Mercearia Gadanha, em Estremoz
Este ambiente informal e bem alentejano é visita obrigatória para quem está em Estremoz, bem como quem quer degustar petiscos com os amigos acompanhados de um bom vinho. Os pratos típicos do restaurante enaltecem o rico patrimônio gastronômico do Alentejo. Além disso, a garrafeira possui uma ótima seleção de vinhos nacionais. merceariagadanha.pt
Restaurante Cadeia Quinhentista, em Estremoz
Este restaurante, construído em um prédio de mais de 500 anos onde antes funcionava a cadeia da cidade, possui um menu cheio de opções. No entanto, a aposta é a cozinha mais tradicional alentejana, que prioriza os produtos da região, e é servida de forma sofisticada e inovadora. Além dos pratos, o bar oferece típicos petiscos alentejanos durante a tarde acompanhados de uma boa taça de vinho.