5 pratos clássicos da gastronomia alentejana

A gastronomia alentejana é uma das mais ricas culinárias de Portugal. Ingredientes únicos e frescos produzidos na região, além de variedade e autenticidade, são as marcas registradas da culinária local. Veja alguns pratos típicos e clássicos que não faltam na mesa do alentejano.

Bacalhau

Bacalhau

O bacalhau é muito típico em diversos pratos portugueses. No entanto, a açorda de bacalhau se destaca na mesa alentejana. A açorda é similar a uma sopa e a sua receita leva, além do bacalhau, muito poejo e coentro. Aliás, se mergulhado em um pouco do molho picante peri-peri, fica excelente!

Porco preto

Sem dúvida, os alentejanos são especialistas no preparo de uma boa carne de porco. O porco preto do Alentejo é cozido lentamente, tem um sabor bem tenro e textura deliciosa. É uma carne muito saborosa e suculenta e quando harmonizada com um bom vinho tinto alentejano, torna-se uma refeição que você jamais se esquecerá.

Gaspacho alentejano

Esta sopa fria é uma receita muito tradicional, que tem o tomate como principal ingrediente. Diferente do gaspacho consumido no Brasil, a versão alentejana é uma sopa mais cremosa e parecida com um purê. Muito fácil e rápido de preparar, funciona bem tanto como uma entrada quanto em um jantar mais sofisticado. Veja como preparar um verdadeiro gaspacho alentejano, clicando aqui.

Cozido de grão

Um prato muito completo e tipicamente português é o cozido de grão. No Alentejo, ele é preparado com variados tipos de carne: cordeiro, porco e os tradicionais “enchidos” da região, além de vegetais como o grão de bico, batata, cenoura, feijão verde, abóbora, nabo e cebola. O cozido é muito cremoso e leva toques de hortelã, que lhe confere um frescor e sabor singular.   

Cozido à Portuguesa à moda do Alentejo

Este prato clássico da culinária portuguesa está presente na casa de todas as famílias de norte a sul do país. Além de rico e saudável, é um prato que agrada a todos os paladares. Cada região tem um modo específico de preparo. No Alentejo, por exemplo, o cozido não leva galinha, mas pode levar carneiro. Quase todas as partes do porco são aproveitadas e enchidos também são apreciados.

×