Viajar pelo Alentejo, a maior e mais autêntica região de Portugal, é uma oportunidade única de vivenciar uma cultura rica, tesouros históricos e experiências inesquecíveis. Apesar do Alentejo compreender um grande território, que se estende desde o litoral até a fronteira com a Espanha, é muito fácil percorrer a região.
Veja abaixo três dicas de como viajar de forma segura e tranquila pelo Alentejo.
Carro
Sem dúvida, viajar pelo Alentejo de carro é uma das melhores maneiras de conhecer os mais belos cenários e atrações da maior região de Portugal. O passeio de carro permite maior liberdade, contato com a natureza e a descoberta de diversos tesouros alentejanos durante o trajeto.
O Alentejo tem cerca de 500 mil habitantes, isso significa que não há grandes metrópoles, e sim pequenas e charmosas cidades e vilarejos espalhados por todo o seu território. Algumas delas ficam a pequenas distâncias uma da outra. Este fato permite planejar um roteiro para conhecer diversas delas em uma única viagem.
Além disso, é possível alugar um carro diretamente no aeroporto, e a maioria das locadoras conta com carros com o “Via Verde”, um sistema simplificado de pagamento de pedágios, o que facilita muito a viagem de carro pela região.
Trem/ônibus
Apesar do carro ser uma excelente forma de se locomover pelo Alentejo, existem na região boas opções de transporte público, como trem e ônibus, que permitem ao viajante descansar entre as viagens e ainda apreciar todas as belas paisagens do trajeto.
Uma vantagem dos transportes públicos é a grande opção de roteiros e horários para as principais cidades turísticas do Alentejo, tanto para os trens quanto para os ônibus. No entanto, a dica é fazer uma pesquisa antes e reservar com antecedência os bilhetes e passagens para não perder muito tempo com o deslocamento.
Neste link, você pode consultar datas e horários dos comboios (trens, em português de Portugal).
E neste link, você pode consultar datas e horários dos autocarros (ônibus, em português de Portugal).
Bicicleta
Para os ciclistas e cicloturistas, o Alentejo oferece infinitas possibilidades e é provavelmente a região de Portugal mais acessível para pedalar. Isso porque a região é formada por planícies sem fim e por colinas ondulantes. Essa topografia suave e quase sem variações é perfeita para pedalar e para ciclistas de qualquer nível. Além disso, a região tem uma rede de estradas secundárias quase sem carros, cuidadosamente mantidas e com boa sinalização. Sem dúvida, são as melhores opções para pedalar com segurança e tranquilidade e ainda apreciar os cenários deslumbrantes. Veja oito razões para conhecer o Alentejo pedalando, clicando aqui.