O artesanato do Alentejo

Os alentejanos têm muitas habilidades manuais. Por isso, o artesanato do Alentejo é muito especial, e perfeito como souvenir! Mas que tipo de comprinhas você pode fazer na maior região de Portugal?

Listamos abaixo, dá uma olhada!

Figurado em barro de Estremoz

Este é um dos mais famosos tipos de artesanato do Alentejo. Aliás, é reconhecido internacionalmente como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. São belos bonecos com cores alegres e estética característica. Muito além de um trabalho simples, eles são produzidos seguindo técnicas com mais de 300 anos, em um processo que leva vários dias.

Chocalhos ou sinos de gado

Um exemplo muito diferente do artesanato do Alentejo, os chocalhos são os sinos tradicionalmente usados por vacas, cavalos, ovelhas e cabras no pescoço. Mas, no Alentejo, eles são muito especiais, pois são produzidos com uma técnica singular, existente há mais de dois mil anos. Sua produção é uma verdadeira arte que, segundo a sabedoria popular, exige um dom.

Cortiça

O Alentejo é um grande produtor de cortiça, e esse material é usado não só para produzir rolhas, mas muitas outras peças. Por exemplo: roupas, bolsas, guarda-chuvas, leques, colares, pulseiras, malas, porta-chaves e até calçados. São ótimos artigos para levar para casa, e podem ser encontrados em diversas lojas alentejanas.

Tapetes de Arraiolos

Os tapetes de Arraiolos são famosos em todo o país. Feitos pelas tapeceiras mais habilidosas do Alentejo, são verdadeiras obras-primas feitas à mão. Isso porque utilizam um ponto ímpar, criado há séculos na região e passado de geração em geração. Aliás, a vila da Arraiolos tem tanto orgulho de seus tapetes que eles são expostos pelas ruas do destino.

Mobília

Por fim, temos os móveis alentejanos, que talvez não sejam a melhor opção de souvenir, mas continuam sendo lindos. Pintados com tinta de esmalte, são coloridos de branco, azul, verde ou vermelho e decorados com pinturas de flores e laços coloridos, sempre com muito charme.

Outros

Há muitas outras peças incríveis de artesanato do Alentejo. Em Portalegre, são famosas as tapeçarias, feitas com muito capricho. Em Mértola e Reguengos de Monsaraz, por sua vez, o destaque são as mantas coloridas. Já em Nisa, há belos exemplares de olaria pedrada e, em Alcácer do Sal, são populares os artigos de couro.

×