Festas populares no verão alentejano

Festas populares, feiras gastronômicas, desfiles e muita música são características únicas do verão alentejano (21 de junho a 23 de setembro). A diversidade de festas que acontecem neste período é imensa. Muitas vilas e aldeias do Alentejo têm seus próprios festejos e romarias que celebram a história, a religião, o povo, a cultura e a gastronomia locais. Esta é uma oportunidade incrível dos visitantes estrangeiros conhecerem um pouco mais desse povo simpático e hospitaleiro do Alentejo. Veja abaixo calendário com algumas dessas comemorações.

Romaria Represa

Páscoa – abril

Apesar de não fazer parte dos festejos populares de verão, a maioria das cidades alentejanas comemora a Páscoa com muita festa. Entre elas, destaque para a Romaria de Nossa Senhora da Redonda, em Alpalhão, que acontece na segunda e terça-feira seguinte ao domingo de Páscoa. Para além da festa religiosa, a data é repleta de boa gastronomia e convívio entre os alpalhoeiros.

Em Serpa, a festa de Nossa Senhora de Guadalupe é celebrada na entre a Sexta-Feira Santa e a terça-feira seguinte. No período, procissões, missas, espetáculo pirotécnico, touradas, música, entre outras atividades. Já na segunda-feira que sucede a Páscoa destacam-se as romarias de Nossa Senhora da Boa Nova, na vila de Terena; e a de Senhora da Represa, na estrada que liga Cuba a Vila Ruiva, em celebração aos diversos milagres atribuídos ao Santo Caetano.

Junho

A festa de São Pedro é celebrada no dia 29 de junho com festas populares ligadas ao solstício de verão e antigos ritos de fertilidade. Em Évora, por exemplo, celebra-se dois santos populares nas festas de São João e São Pedro.

Julho

No dia 2 de julho, em Montemor-o-Novo, acontece a festa em honra de Nossa Senhora da Visitação. Esta festa acontece em Portugal desde o ano de 1516. E no último fim de semana de julho, é celebra a festa em homenagem à Nossa Senhora D’Entre Águas, na cidade de Benavila. Na ocasião, uma procissão leva a imagem de Maria pelas ruas da vila.

Agosto

A festa de Nossa Senhora do Rosário é celebrada em Tróia no início de agosto. Os festejos contam com procissão de velas pela praia, missa, concurso de barcos, baile e terminam com o círio fluvial que leva de volta a imagem da santa para Setúbal. Em Brotas, a festa de Nossa Senhora das Brotas, realizada no segundo final de semana do mês, arrasta mais de cinco mil romeiros pelas ruas da cidade em devoção e fé à padroeira.

Nossa Senhora das Salas é a padroeira dos pescadores de Sines e a santa com maior culto popular. A festa em sua homenagem acontece nos dias 14 e 15 de agosto com missas e procissões pelo centro da cidade e no mar – ponto alto das festividades. Em Vila Nova de Milfontes, a festa em homenagem à Nossa Senhora da Graça é celebrada em 15 de agosto e conta com procissão de velas e benção das embarcações e dos pescadores.

Setembro

A Festa de Nossa Senhora do Monte do Carmo, na cidade de Azaruja, acontece no segundo domingo do mês. E no terceiro final de semana acontece a Feira de São Mateus, realizada junto as festas Senhor Jesus da Piedade, na cidade de Elvas. Na ocasião, há muita música, diversão e romaria em homenagem ao santo.

Já no último final de semana de setembro é celebrada a Festa da Senhora da Lapa, que atrai milhares de peregrinos à cidade de Besteiros, perto de Portalegre. Neste mesmo período, em Viana do Alentejo, acontece a maior romaria a cavalo do Alentejo – também realizada no quarto final de semana de abril.

×