Uma cidade com muita história para contar e muitas coisas incríveis para mostrar. Esta é Elvas, conhecida como a “Rainha da Fronteira” do Alentejo, pois está situada muito próxima à fronteira com a Espanha. Aliás, sua localização lhe deu uma grande importância estratégica ao longo das guerras históricas com o país vizinho.
Isso significa que Elvas recebeu muita atenção da dinastia portuguesa durante séculos, principalmente com investimentos militares. Por isso, até hoje a cidade é a maior fortificação abaluartada do mundo, com uma estrutura defensiva em forma de estrela com um perímetro de cerca de 10 quilômetros, bem como muralhas islâmicas e medievais.
Veja abaixo algumas atrações imperdíveis para visitar em Elvas:
Castelo de Elvas
Em primeiro lugar, você precisa visitar o Castelo de Elvas, que fica no ponto mais alto da cidade. Ele foi palco de importantes acontecimentos da história portuguesa, como tratados de paz, trocas de princesas e banquetes de casamentos reais, por exemplo. Além disso, foi o primeiro Monumento Nacional do país. E o melhor, da área do castelo, tem-se uma vista deslumbrante dos arredores.
Forte de Nossa Senhora da Graça
Esta é a construção mais famosa de Elvas, e uma verdadeira obra-prima da arquitetura militar do século 18. Não é à toa: afinal, dizem que foi preciso quase 30 anos, 6 mil homens, 4 mil animais e 120 mil moedas de ouro para construí-lo! Junto com o castelo e o deslumbrante Aqueduto da Amoreira, deu à cidade o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.
Forte de Santa Luzia
Este forte, por sua vez, foi construído em 1648, antes ainda que o Forte da Graça. Embora seja menos imponente, tem uma história igualmente interessante, e vale a pena fazer a visita guiada. É uma verdadeira viagem do tempo para as lutas e a vida em outros séculos.
Igreja do antigo Convento das Freiras de São Domingos
A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, ou Sé de Elvas, é maior, mais imponente e mais famosa que a Igreja do antigo Convento das Freiras de São Domingos. No entanto, a segunda é muito especial, principalmente por ser uma igreja diferente das tradicionais. Com formato octogonal, é revestida de azulejos e tem belas colunas de pedra pintada.
Museu Militar de Elvas
Por fim, este é um dos maiores museus de Portugal. O visitante pode ver não apenas a monumentalidade das fortificações e da muralha de Elvas, mas todo um conjunto de elementos de interesse. Todas as salas são antigas dependências das unidades militares que passaram por Elvas.