8 dicas para elaborar seu roteiro pelo Alentejo

Seja no inverno ou no verão, a maior região de Portugal perfeita para fugir do agito urbano e das multidões, aproveitando a vida em seu próprio ritmo.

O ideal é reservar, pelo menos, cinco dias de estadia. E, para elaborar um roteiro completo, confira algumas dicas e aproveite tudo que o fabuloso Alentejo tem a oferecer.

Pesquise sobre a fascinante história da região
Informe-se sobre a história local antes mesmo de embarcar. Assim, será mais fácil decidir quais atrações visitar. Você também pode contratar um guia local que poderá fornecer detalhes e curiosidades, acrescentando conhecimento e originalidade aos seus passeios.

Inclua atividades para todos os participantes
O Alentejo conta com atividades variadas e, em uma viagem em grupo, é importante levar a opinião de todos os envolvidos em consideração e entreter a família inteira. O Badoca Safari Park é uma boa dica para agradar a todos.

Hospede-se em mais de um hotel
A região tem hotéis, pousadas e herdades preparados para oferecer uma experiência completa em hospedagem. Você pode dormir em antigos aposentos da realeza portuguesa ou até provar o melhor do turismo rural na mesma viagem.

Inclua experiências locais no seu itinerário
Para ir a fundo na cultura alentejana, inclua no roteiro experiências como cozinhar um prato típico alentejano, participar de um workshop de cerâmica ou até mesmo aprender o bordado usado no famoso tapete de Arraiolos.

Faça o roteiro de carro
Isso permitirá maior liberdade, contato com a natureza e a descoberta de diversos tesouros portugueses durante o trajeto. E como não há grandes metrópoles, o trânsito é muito tranquilo! Você pode alugar no aeroporto mesmo e ainda solicitar o “Via Verde”, um sistema simplificado de pagamento de pedágios.

Experimente a gastronomia sem igual
Busque por restaurantes que servem o melhor da inigualável culinária típica alentejana e prove os pratos autênticos, sempre acompanhados pelo pão tradicional da região.

Mergulhe em uma das praias intocadas
Reserve pelo menos um dia da viagem para conhecer o litoral alentejano e seus areais dourados e quase desertos. As praias são perfeitas para um bom banho de sol ou até para praticar esportes náuticos.

Vinhos e mais vinhos
São tantas opções espalhadas pelo Alentejo que é obrigatório incluir pelo menos uma visita às vinícolas, para conhecer o processo de produção dos premiados vinhos, aprender mais sobre eles e, o melhor de tudo, degustar cada tipo.

×