A região de Évora, no Alentejo, está vivenciando uma transformação no setor de turismo com a inauguração de empreendimentos de alto padrão que combinam luxo, história e sustentabilidade. Desde o Holiday Inn Express Évora, situado no coração da cidade histórica, até o sofisticado Land of Alandroal e o promissor projeto Herdade da Palheta, essas iniciativas não apenas diversificam as opções de hospedagem, mas também elevam a experiência dos visitantes, oferecendo conforto, autenticidade e conexão com a paisagem e a cultura alentejana.
Holiday Inn Express Évora

O grupo Mercan Properties inaugurou o hotel Holiday Inn Express Évora, seu segundo hotel na cidade, com um investimento de 16,8 milhões de euros. Seja a trabalho ou lazer, o hotel oferece todas as comodidades para uma estadia confortável. Localizado próximo ao centro histórico da cidade, nas Portas de Avis, o novo hotel possui 76 quartos, oferece piscina, restaurante que serve almoço e jantar, com crianças menores de 12 anos comendo gratuitamente, lounge bar e salas de reuniões.
O Holiday Inn Express Évora está convenientemente localizado a menos de 2 km da estação rodoviária e 3 km da estação ferroviária, com fácil acesso às rodovias N114 e A6, oferecendo conexões diretas ao Aeroporto de Lisboa. Além disso, está a uma curta caminhada das atrações do centro da cidade, conhecida por suas ruínas romanas, histórica universidade e edifícios bem preservados dos séculos 16 ao 18.
Land of Alandroal

O Land of Alandroal, inaugurado em meados de 2024, é o primeiro hotel cinco estrelas em Alandroal, distrito de Évora. Situado em uma propriedade de 30 hectares, combina edifícios históricos restaurados com design contemporâneo. O hotel dispõe de 24 suítes espaçosas, decoradas de forma minimalista com materiais naturais como pedra e madeira. Algumas suítes possuem mezaninos e terraços com vistas deslumbrantes da paisagem alentejana.
A propriedade conta com um restaurante em um estábulo lindamente reformado, um spa de luxo com sauna, banho turco e piscina de borda infinita aquecida, permitindo desfrutar durante todo o ano. Os hóspedes podem participar de atividades como cinema ao ar livre, oficinas de arte e aulas de culinária. Além disso, 10 hectares são dedicados a vinhedos, com planos de produzir seu próprio vinho até 2027.
Herdade da Palheta, inauguração está prevista para 2028
Outro empreendimento significativo é o projeto Herdade da Palheta, próximo a Évora. Este refúgio de luxo cinco estrelas contará com 60 quartos de hotel, 35 vilas e 20 casas rurais, todas projetadas para oferecer uma visão moderna do estilo de vida rural da região. Os hóspedes poderão desfrutar de comodidades de alto nível, incluindo um clube de vinhos instalado em uma adega histórica e a produção de 75 mil garrafas de vinho tinto e 50 mil garrafas de vinho branco provenientes dos vinhedos da propriedade.