Experiências vínicas

enoteca-cartuxa-capa
Uma experiência enogastronômica é essencial quando se visita o Alentejo. Os turistas precisam se sentir parte deste destino onde comer e beber bem é primordial. Uma boa opção para essa vivência tão importante é a Enoteca da Cartuxa, localizada no coração do centro histórico de Évora, a alguns metros do famoso templo romano e da Sé Catedral.

Inaugurada recentemente, a Enoteca tem a proposta ímpar de combinar vinhos servidos em taça com petiscos e pratos tradicionais da região: tábuas de paio do lombo, bochechas de porco, pimentão da horta, açordas, bolachas, amêndoas, chocolates com recheio de vinho e mais.

São oito vinhos diferentes – quatro brancos e quatro tintos –, e o fato de serem servidos em taça dão muito mais liberdade para harmonizá-los com a comida. A culinária é idealizada pelo chef Vítor Sobral, referência em Portugal e conhecido por sua inovação e inspiração. Na Enoteca, ele aposta nas ervas aromáticas como tempero e em doces com menos açúcar. Os pratos refletem seu olhar contemporâneo sobre a cozinha tradicional do Alentejo.

É uma oportunidade e tanto de provar os vinhos da Adega Cartuxa, reconhecida mundialmente como uma das melhores produtoras da região. A safra de 2011 do famoso Pêra-Manca foi tida com uma das melhores do século 21.

O espaço ainda conta com uma loja com queijos, mel, enchidos, ervas de cheiro, vinhos e azeites da Cartuxa e outros produtos regionais. Ou seja: você pode levar um pouco do Alentejo para casa!

Mas essa não é a única maneira de conhecer os vinhos alentejanos. Na Adega Santa, você pode ser enólogo por um dia e criar o seu próprio vinho! Já na Quinta do Quetzal, o vinho é associado à arte, com provas no restaurante e mostras de arte contemporânea no Centro de Arte. Além deles, a Herdade de São Miguel tem vinhos premiados e uma atenção especial ao meio ambiente e à sustentabilidade.

×