O Alentejo tem milhares de lugares para os visitantes explorarem. Entre os mais interessantes estão os castelos e os locais históricos, que foram cenários de grandes batalhas dos mais de 800 anos de luta de Portugal para se tornar uma nação independente.
O Alentejo é uma das partes menos montanhosas de Portugal e, como resultado, testemunhou algumas batalhas mais importantes de sua história. Veja abaixo cinco locais que já foram campos de batalha.
Batalha de Ourique, Castro Verde
A Batalha de Ourique é um momento marcante na história de Portugal, pois foi ali que D. Afonso Henriques foi proclamado Rei de Portugal pelas suas tropas após derrotar os exércitos dos cinco reis mouros, em 1139. Reza a lenda que D. Afonso Henriques ouviu a voz de Deus, que lhe prometeu a vitória em Ourique e em outras batalhas. Um dos mais belos monumentos à vitória é a Basílica Real, com azulejos pintados à mão retratando cenas desta batalha.
Batalha de Atoleiros, Fronteira
Em abril de 1384, uma força portuguesa em menor número atraiu os espanhóis para uma armadilha em uma pequena fazenda nos Atoleiros, em torno de um riacho, que quebrou o ímpeto do ataque inimigo. Os castelhanos foram dizimados e D. Nuno Álvares Pereira se tornou um herói da sua nação. Esta vitória pavimentou a independência de Portugal. Hoje, o Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros mostra a batalha e suas consequências.
Batalha das Linhas de Elvas, Elvas
Em 1658, durante a Guerra da Restauração, as forças espanholas cercaram a cidade de Elvas. Um exército de socorro pôs fim ao cerco e uma derrota esmagadora salvou Elvas que estava a meses sitiada. Hoje, as poderosas fortificações da cidade são testemunho da guerra, consideradas o maior complexo de fortificações abaluartadas do mundo.
Batalha de Ameixial, Estremoz
Nos arredores de Estremoz, em 8 de junho de 1663, um pequeno exército português, sob o comando de D. Sancho Manoel Conde de Vila Flor, conseguiu impedir que um grande exército espanhol chegasse até Lisboa. Após a vitória, um monumento comemorativo foi erguido no local da batalha, que até hoje é um terreno preservado e não urbanizado.
Batalha de Montes Claros, Borba
Em 1665, perto do Rio de Moinhos, foi travada a batalha final da Guerra da Restauração. Esta foi a última grande batalha que terminou com a assinatura do acordo de paz entre Portugal e Espanha, em 1668.Um monumento em mármore branco local comemora a vitória portuguesa. Na sua base, uma inscrição homenageia os mortos. A Capela de Nossa Senhora da Vitória também é dedicada aos soldados que perderam suas vidas nesta batalha.