Conheça os encantos da cidade alentejana de Santiago do Cacém

Santiago do Cacém é uma agradável cidade localizada na região do Alentejo cercada por paisagens rurais, castelos medievais, patrimônios arquitetônicos e sítios arqueológicos. Passear por suas ruas estreitas de pedra é como fazer uma viagem pelo tempo em um vilarejo que é puro charme.

Centro histórico

Ruas estreitas levam ao antigo centro de Santiago do Cacém

A melhor forma de apreciar o antigo centro, localizado na encosta leste do cerro do castelo, é percorrendo suas ruas estreitas e íngremes e descobrindo atrações e pontos de interesse em cada canto. Do centro da cidade ao castelo no alto no cerro são cerca de 15 minutos de caminhada. Vista do alto do castelo, do Passeio das Romeirinhas, que circunda a fortaleza, a paisagem que rodeia Santiago do Cacém é deslumbrante.

No coração do centro histórico encontram-se o castelo e a Igreja Matriz de Santiago, ambos monumentos nacionais. De origem moura e anterior ao século 9, o castelo ainda apresenta traços da fortificação muçulmana com suas torres quadrangulares e cubelos semicilíndricos, além de sua torre de menagem.

Destacam-se ainda o Pelourinho de Santiago, os Antigos Paços do Concelho, a Igreja da Misericórdia de Santiago do Cacém, a Torre do Relógio, o Hospital do Espírito Santo, a Antiga Casa do Prior, a Antiga Casa da Colegiada e o Palácio da Carreira, além de outras edificações atribuídas ao período islâmico que formam um valioso patrimônio arquitetônico.

Sítio arqueológico de Miróbriga

The ”Ruinas de Mirobriga”

Junto à cidade, o sítio arqueológico de Miróbriga é outra importante atração da região que abriga vestígios da época romana. É um dos sítios mais emblemáticos do Alentejo, onde o visitante pode ver vestígios de casas, de balneários públicos, do fórum com a sua praça, templos, edifícios públicos e as áreas comerciais que o circundam.

Escavações feitas onde hoje localizam-se as ruínas romanas mostram que a região foi habitada desde a pré-história, mais concretamente desde o século 1 a.C. As ruínas são consideradas um Imóvel de Interesse Público desde 1940 e tornaram-se no primeiro sítio arqueológico alentejano a ser classificado como Monumento Nacional.

Relação com o Brasil

Os brasileiros que visitam a cidade alentejana não podem deixar de ver a placa em homenagem à Martim Soares Moreno, na Praça Conde de Bracial. Há 400 anos, este filho de Santiago do Cacém foi nomeado o primeiro capitão-mor do Ceará e é considerado o fundador desse estado. Historiadores brasileiros atribuem a ele grande importância na conquista de territórios franceses e holandeses para a formação do Brasil.

×