O Alentejo vai te fazer querer viver no campo

Ao percorrer nossas inúmeras vilas com ruazinhas de pedra, castelos e igrejas antigas, muralhas e outras construções centenárias, você vai conhecer o ritmo pacato do campo, combinado com a história que faz parte de cada esquina desses vilarejos, que tornam o Alentejo o lugar ideal para quem quer deixar a vida de cidade grande.

Confira algumas vilas que farão você se apaixonar pela vida tranquila do campo:

Marvão

campo

A mais de 800 metros acima do nível do mar e com apenas 500 habitantes, Marvão é conhecida por seu castelo e muralhas. Está localizada em meio à Serra de São Mamede e chama a atenção por sua arquitetura com muito granito, janelas manuelinas e varandas charmosas.

Monsaraz

Bem próxima à fronteira com a Espanha, Monsaraz encanta com suas ruas de pedra, vista privilegiada do Lago Alqueva e um castelo localizado no topo de uma colina. O ponto alto da visita a esse povoado é assistir ao pôr do sol de cima do castelo.

Castelo de Vide

Ainda na Serra de São Mamede encontra-se o vilarejo de Castelo de Vide, que chama a atenção por ter uma forte herança judaica, influenciando os costumes locais e principalmente a arquitetura. Um dos pontos turísticos que devem ser visitados é uma antiga sinagoga onde hoje funciona um museu.

Mértola

campo

Esta pequena cidade foi de grande importância durante o Império Romano e, depois, passou a ser uma cidade muçulmana. A herança islâmica é uma das mais bem preservadas de todo o país: é possível visitar uma igreja que, originalmente, era uma mesquita. Além da mescla de culturas, essa pequena cidade está localizada em um parque natural e guarda uma vista incrível para o rio Guadiana.

Arraiolos

campo
Crédito: Victor Carvalho

Localizada no coração do Alentejo, Arraiolos é um povoado que ganhou destaque por seus tapetes. São peças feitas à mão desde o século 12, vendidas em toda a cidade. Também conta com um peculiar castelo circular, a Igreja da Misericórdia, que tem um belíssimo interior, e muitas outras construções históricas que compõem um verdadeiro cartão postal.

×