Para quem não conhece o termo, o turismo rural pode lembrar longas tardes ensolaradas passadas no sítio de um avô, com direito a cochilos na rede e muito calor.
Mas o conceito desse tipo de viagem vai muito além do cenário campestre: ele tem a intenção de colocar as pessoas em contato com a natureza por meio de experiências autênticas e tradicionais do local.
O Alentejo é um importante destino de turismo rural, com diversas propriedades com muito verde e sossego, localizadas bem longe de grandes cidades. Muito diferentes de redes de hotéis e resorts, essas opções de hospedagem alojam poucas pessoas por vez, garantindo acolhimento, tranquilidade e a deliciosa experiência de sentir-se em casa, mesmo em outro continente.
Hospedar-se em uma propriedade rural nada tem de tedioso. Claro, são lugares excelentes para a prática do dolce far niente – ou ócio prazeroso. Longe do trabalho, dos estudos e das obrigações, é maravilhoso deixar de lado o celular e junto com ele as preocupações, e simplesmente aproveitar o sol, o som dos pássaros, um bom livro ou um momento de descanso absoluto.
No entanto, essas não são as únicas opções. No Agroturismo Monte Alto, que fica em Campo Maior, próximo à fronteira com a Espanha, há uma deliciosa piscina para curtir no verão. Já o Monte do Giestal, perto de Santiago do Cacém, conta com um excelente spa para garantir que seus hóspedes relaxem, com hidromassagem, sauna, banho turco, massagens e muito mais.
Também em Santiago do Cacém está o Santiago Hotel Cooking & Nature, que se dedica à gastronomia. Todos os dias, de manhã e à tarde, há workshops planejados pelo chef Daniel Censi, que ensinam uma variedade de coisas, como a fazer sobremesas, smoothies ou preparar refeições no forno a lenha.
Na Herdade da Matinha, em Cercal do Alentejo, o destaque são os cavalos, criados com tanto cuidado e carinho que são considerados membros da família. É possível explorar os arredores com eles ou participar de workshops que são verdadeiras jornadas de autoconhecimento. A herdade ainda oferece aulas de ioga e piqueniques, além de experiências de agricultura sustentável, como colher ingredientes na horta biológica ou plantar uma árvore.
Próximo a Beja está o Vila Galé Clube de Campo, onde é possível sobrevoar os campos em um passeio de balão. Há também safáris de jipe, tiro aos pratos, moto 4, paintball, canoagem e muito mais.
Além de todas as possibilidades oferecidas pelos hotéis e herdades do Alentejo, vale lembrar que também é possível explorar as atrações turísticas da região, que incluem patrimônios históricos e naturais impressionantes.