Falta pouco para o Festival Islâmico de Mértola!

Já está chegando a próxima edição do Festival Islâmico de Mértola, que celebra a cultura muçulmana neste destino. O evento acontece a cada dois anos, e desta vez será entre 16 e 19 de maio.

A programação animada transforma o centro histórico da vila em um mercado árabe, o chamado souk. Artesanatos, doces, tecidos, música e arte vindos do Marrocos, Tunísia, Egito e Espanha unem-se a produtos da nossa região nas bancadas do mercado, que é o verdadeiro encanto do festival. Para se sentirem realmente árabes, os turistas seguem o ritual de pechinchar para conseguir um preço mais baixo.
Muito além de uma encenação histórica com personagens, o souk transporta os visitantes a um mercado árabe atual, com comerciantes, artesãos e pessoas reais. Há roupas típicas, incenso, sândalo, chá de menta e especiarias, que dão cor, aroma e melodia à Mértola nos dias de festa.
A música também é essencial para a experiência do festival, que recebe artistas de diversas partes do mundo com inspirações árabe-andalusi, chaabi, berbere, espiritual sufi, entre outros, alguns mais tradicionais e outros contemporâneos, encontrando-se com estilos como o cante alentejano e o flamenco em um caldeirão cultural. O Cais do Guadiana, a Praça Luís de Camões e o Largo da Misericórdia tornam-se palcos com muita animação.
Há vários vestígios da ocupação árabe em Mértola. Um dos mais famosos é a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, que tem quatro portas de arco ultrapassado (arco em “ferradura”) e o mihrab, nicho de oração muçulmana. Antigamente, ali funcionava uma mesquita. Por isso, a entrada fica na lateral da igreja em relação à nave, diferente do formato tradicional.

×