O Dia de São Martinho

800px-sao_martinho_toursHá uma lenda que conta que um cavaleiro romano estava montado em seu cavalo voltando para sua terra em uma época de muito frio, vento e mau tempo, e foi abordado por um homem pobre que lhe pediu esmola. O soldado não tinha nada para lhe dar e, por isso, cortou a própria capa ao meio com sua espada e deu a metade para que o homem pudesse se agasalhar. E foi aí que as nuvens e o mau tempo se foram, trazendo um verão repentino que durou três dias.

É por isso que, todos os anos, os dias que são melhores e mais calorosos no final de outubro e início de novembro, mesmo sendo outono, são chamados de Verão de São Martinho.

Essa é a história de São Martinho, que tem seu dia comemorado em 11 de novembro. Em Portugal, esse é um momento de comer castanhas assadas e provar os vinhos novos, como manda a tradição.

fvv-2016
Dessa forma, a Festa da Vinha e do Vinho, que acontece em Borba, este ano entre os dias 5 e 13 de novembro, é tão popular. O evento tem espetáculos de música ao vivo e fado, passeio equestre, de bicicleta e de moto, torneio de malha (jogo de pontaria), apresentações de dança, campeonato de futebol e rúgbi e mais, tudo isso regado a muito vinho e castanhas assadas.

O evento tem atividades o dia todo, e a programação completa está disponível neste link.

×