O Parque de Natureza de Noudar é uma área preservada em que as atividades agrícolas e florestais se desenvolvem em profundo respeito pelos ecossistemas naturais. Localizada na cidade de Barrancos, junto à fronteira com a Espanha, e limitado a norte pelo Rio Ardila e a sul pela Ribeira da Múrtega, predomina no local uma paisagem de montado de azinheira
A grande riqueza em vegetação faz deste espaço o habitat ideal para muitas espécies, entre elas os veados e os javalis, além de uma diversidade de espécies de aves, como o abutre-negro, a cegonha-negra, o grou, o rouxinol do mato, o chasco–negro e a felosa-das-hortas.
No centro deste vasto território está o castelo de Noudar, que se impõe estrategicamente no alto de um morro como um bastião de defesa da planície. Concluído em 1308 e considerado Monumento Nacional em 1910, o castelo é um dos melhores mirantes da região. Dentro de suas muralhas construídas na forma hexagonal, ainda é possível admirar a cisterna e algumas ruínas, como casas, a Igreja de Nossa Senhora do Desterro do século 17 e as canhas, passagens subterrâneas do castelo para as ribeiras do Múrtega e Ardila.
Para conhecer todas as belezas do parque, o ideal é começar a visita pelo Centro de Interpretação, instalado no Monte da Coitadinha e que possui excelentes condições para a recepção dos visitantes, incluindo um restaurante e uma biblioteca. O Centro também fornece informações sobre os percursos existentes no parque e que podem ser feitos de forma autônoma, com o apoio de guias digitais com conteúdos georreferenciados, que também auxiliam na identificação das plantas encontradas pelo caminho.
As trilhas locais podem ser percorridas a pé ou em bicicletas e “noucar” (veículos elétricos alimentados por energia solar), disponibilizados pelo parque. Os passeios pelo terreno são ideais para encher os pulmões de ar puro, avistar uma série de animais e sentir os aromas dos campos. As visitas também podem ser acompanhadas por guias locais, mediante agendamento prévio. Os guias são especialistas em áreas como a ornitologia, geologia, botânica, história ou etnografia, conforme os interesses dos visitantes.