Um passeio pela Adega Vidigueira, no Alentejo

Com tradição vinícola centenária, o segmento de vinhos em Portugal continua crescendo. Neste cenário, o Alentejo se destaca por contar com inúmeros produtores de altíssima qualidade e bebidas premiadas ao redor do mundo. Um desses produtores é a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, localizada em Vidigueira, no coração do Alentejo, entre Beja e Évora.

Taberna dos Arcos

Esta adega foi criada em 1960 com objetivo de proteger as castas das uvas, as técnicas de produção e o estilo de vida milenar desta sub-região vinícola. Com uma produção aproximada de 6 milhões de litros de vinho por ano e 8 milhões de quilos de uva por vindima, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito é hoje uma moderna e proeminente adega.

Destaque para a qualidade do terroir da sub-região, que produz a casta Antão Vaz, musa inspiradora da adega para a produção de um vinho branco excepcional, cuja notoriedade lhe garantiu o título de “O Branco do Alentejo”.

Ao longo do ano, os turistas podem visitar a adega e participar de uma variedade de atividades relacionadas à bebida, desde a colheita das uvas em época de vindimas, até a produção e degustação de alguns dos rótulos produzidos na Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.

Sala de Barricas

Há uma variedade de visitas que podem ser feitas. Dentre elas, os visitantes podem passear pelas vinhas centenárias de Vila Alva, conhecer os diferentes processos de vinificação, descobrir a arte milenar de fazer vinho de talha, visitar o Museu das Aguardentes, a Sala de Barricas e a Casa das Talhas, onde o visitante poderá degustar os vinhos produzidos no local.

Grupo Coral da Adega

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito conta ainda com um programa completo, com almoço ou jantar tradicionalmente alentejano, harmonizado com os vinhos do local e, em algumas ocasiões (sob consulta) pode ser adicionada a atuação do Grupo Coral da Adega. Outras atividades disponíveis são a degustação de vinhos organolépticos (vinhos com propriedade sensorial, que sensibiliza os sentidos), workshop técnico de degustação de vinhos, piqueniques e a produção de um vinho personalizado em conjunto com o enólogo Vasco Moura Fernandes.

×