A luz do Alentejo

O Alentejo é um destino de características únicas e distintas. Ideal para quem quer apreciar cenários de natureza, sol e luz que enchem os olhos dos visitantes. Aliás, a luz do Alentejo está sempre presente! Seja durante o dia, quando o sol acorda todas as cores com um toque dourado e quente, ou durante à noite, quando as estrelas se apoderam do céu de forma nítida e espantosa.

O Alentejo está sempre iluminado! Em qualquer época do ano, os destinos alentejanos oferecem os mais incríveis cenários para apreciar, curtir, relaxar e, claro, fotografar. Por isso, a região é uma das mais instagramáveis de Portugal e quiçá do mundo. Além das paisagens lindas, a luz é ideal para as melhores fotos da sua vida.

A luz do Alentejo de dia

Durante o dia, a dica é visitar os parques e reservas naturais do Alentejo. É a melhor forma de descobrir o destino e todas as suas luzes e cores. Além disso, são lugares incríveis para curtir um belo dia ensolarado e o pôr do sol em meio à natureza exuberante da região.

Visitar pequenos vilarejos e castelos é outra forma de conhecer toda a luz do Alentejo. Em meio às construções antigas e ruínas, a incidência das luzes faz com que cada pedacinho se revele uma surpresa para os olhos e as lentes mais atentas. Já ao entardecer, todas essas paisagens ganham tons de amarelo, laranja e vermelho em um belíssimo pôr do sol, um verdadeiro presente para os olhos. Fotos instagramáveis garantidas!

A luz do Alentejo à noite

À noite, o céu alentejano se torna uma atração imperdível. E o interior do Alentejo é perfeito para quem quer apreciar o silêncio das estrelas. A pouca poluição luminosa e as excelentes condições atmosféricas tornam a visão noturna muito mais clara do que nas cidades grandes. Aliás, o Alentejo é considerado um dos melhores locais do mundo para ver estrelas! Não é por menos que a região do Alqueva, no Alentejo é a primeira Starlight Tourism Destination do mundo.

Essa é uma área protegida e certificada internacionalmente, registrada como uma reserva Dark Sky, ou Starlight Tourism Destination. Este espaço, ideal para ver as estrelas, tem cerca de 3 mil quilômetros quadrados e integra dez cidades alentejanas, como Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão e Moura.

A visibilidade é tão boa que é possível ver muitos mistérios do universo a olho nu, desde estrelas até planetas e outras corpos celestes, por exemplo. No entanto, para os amadores, toda esta beleza é difícil de capturar em fotos, mas é absolutamente deslumbrante ao vivo. Porém, sempre vale o registro para guardar e se lembrar deste espetáculo que é a luz noturna do Alentejo.

×