Passeio por Almodôvar

Entre as diversas vilas alentejanas, Almodôvar tem seu charme especial. Localizada próximo a Beja, vale a pena reservar um dia para curtir todo o encanto desse povoado tranquilo. São museus, monumentos, hotéis e restaurantes prontos para receber os visitantes que apreciam momentos de relax.

Assim como em outras vilas, Almodôvar também possui a sua imponente Igreja Matriz. Chamada de Igreja Matriz de Santo Ildefonso, tem um salão principal rico em detalhes, mesmo com algumas alterações feitas durante os séculos. Complemente o passeio conhecendo também o Convento da Nossa Senhora da Conceição, fundado em 1680, com seus altares de talha dourada.

Um dos locais mais famosos do vilarejo é o Museu da Escrita do Sudoeste (MESA). Seu acervo remete aos povos que habitaram a região há mais de 2.500 anos, além de explorar o apaixonante universo da escrita mais antiga da Península Ibérica.

Outro ponto histórico importante é a Escultura do Sapateiro. Feita por Aureliano Aguiar, essa singela homenagem visa relembrar um ofício que por muito tempo foi o principal sustento da cidade. Não deixe de conhecer também a Escultura dos Bombeiros, do mesmo artista, que utiliza diversos materiais de ferro velho em sua composição.

E se a fome bater, faça uma visita ao tradicional Mercado Municipal. A construção de art déco é o principal local para saborear diversos pratos típicos como salgados, doces e bolos.

×