Um Alentejo de arquitetura contemporânea

O Alentejo é conhecido por seus castelos medievais, ruínas de cidades milenares e construções históricas convertidas em hotéis de luxo. Mas há tempos a região tem ganhado também construções com projetos arquitetônicos contemporâneos que encantam qualquer visitante. Conheça alguns deles!

Adega Mayor
Primeira adega de autor de Portugal, a Adega Mayor é referência arquitetônica em nível mundial, considerada por muitos uma verdadeira obra de arte. O responsável pelo projeto foi Álvaro Siza Vieira, um dos únicos arquitetos portugueses ganhadores do prestigiado prêmio Pritzker.

Ecorkhotel – Évora, Suites & Spa
Este eco-hotel utiliza a cortiça, um produto 100% natural e típico do Alentejo, no revestimento exterior do edifício principal. Essa peculiaridade torna-o uma construção rara no mundo. A cortiça é um isolante térmico e acústico, garante eficiência energética excepcional e um ambiente natural exclusivo.

Hotel Santiago Cooking & Nature
Um exemplar fantástico de arquitetura, concebido inicialmente por Francisco Aires Mateus e remodelado pelo atelier Saraiva + Associados, o Hotel Santiago Cooking & Nature possui design moderno e ambiente informal. Localizado em Santiago do Cacém, privilegia as atividades ligadas à culinária, apresentando-se como um “restaurante com quartos”.

Sublime Comporta
Localizado no litoral, na cidade de Comporta, este hotel fica em uma propriedade rodeada por muita natureza. É um refúgio muito bem arquitetado com 14 quartos e várias villas inspiradas nas cabanas tradicionais alentejanas.

Quinta do Quetzal
Nas encostas de Vidigueira está a outra produtora de vinho desta lista: a Quinta do Quetzal. Um de seus edifícios é uma construção moderna, que aloja restaurante, loja e centro de arte. Revestida por xisto, integra-se ao ambiente com fluidez, e o entorno incorpora plantas naturais da região.

×