Os encantos da cidade de Portalegre

Em meio à riqueza natural do Alto do Alentejo, Portalegre encanta por seus cenários magníficos e monumentos medievais aos pés da Serra de São Mamede. A cidade é um ótimo ponto de partida para os turistas que visitam o Parque Natural para apreciar a exuberante natureza e fauna.

Entre as atrações, os viajantes se impressionam com a quantidade de detalhes e qualidade das peças exibidas no Museu da Tapeçaria, que comprovam a excelência e o glorioso passado da cidade no segmento têxtil com trabalhos feitos desde o século 17.


A arquitetura de Portalegre é notada em seus edifícios militares, que dão um charme diferenciado às construções religiosas do século 13, como o Mosteiro de São Francisco, o Convento de Santa Clara e São Bernardo, além das casas renascentistas e barrocas. Na sua região mais alta está a Catedral de Portalegre, que esbanja resplandecência e atrai viajantes pela sua notoriedade. Outra construção imperdível é o Castelo de Portalegre, com suas altas muralhas escuras feitas de pedras que se destacam em meio às casinhas brancas do centro.


Quando bater a fome, a dica é o restaurante Solar do Forcado, que serve especialidades da culinária tradicional portuguesa como carne bovina, veado estufado e leitão assado com arroz de cogumelos selvagens. Harmonize seu pedido com um bom vinho alentejano e bom apetite!

×