6 motivos para visitar o Alentejo na primavera

O Alentejo é uma região rural de Portugal. Sim, temos cidades encantadoras, restaurantes deliciosos e hotéis de primeira, mas nossa maior riqueza é a natureza que nos envolve, desde as belíssimas praias no litoral até os campos do interior. Por isso, é fácil entender quando dizemos que a primavera é uma das melhores épocas para nos visitar.

Confira alguns motivos para isso:

1. O clima
Na primavera, as temperaturas no Alentejo são amenas, com pouca amplitude térmica. Isso significa que os passeios não serão prejudicados por excesso de suor, sol intenso ou pela necessidade de ficar carregando vários casacos que só são necessários no início do dia e à noite.

2. As paisagens
Se a natureza é a principal riqueza da nossa região e a mais beneficiada pela primavera, dá para imaginar a explosão de cores, aromas e vida que toma os cenários alentejanos nesta época do ano, com muitas folhagens e flores.

3. As caminhadas
Existem várias trilhas para caminhadas aqui no Alentejo. Um dos projetos mais conhecidos é a Rota Vicentina, que soma 450 quilômetros de percursos atravessando os campos alentejanos ou margeando seu litoral. A primavera e o outono são as estações mais recomendadas para essa atividade, com temperaturas ideais para tal. A primavera, no entanto, garante cenários mais bonitos.

4. Os rios e lagos
Nossa região é recortada por inúmeros rios e lagos, como o Alqueva, um dos maiores lagos artificiais da Europa, e o rio Guadiana. Os dias bonitos da primavera e as belezas naturais são um chamariz para explorar essas águas da melhor maneira possível: num passeio de barco, praticando stand-up paddle ou simplesmente curtindo o ambiente da margem.

5. O litoral
Assim como os rios e lagos, o litoral também é uma atração do Alentejo, principalmente nas estações mais quentes. Na primavera, é possível não só admirar as praias de areia dourada e mar de um azul profundo rodeadas por impressionantes falésias, mas também curtir os dias de sol. A melhor parte é que, na primavera, a costa alentejana fica com pouco movimento.

6. As experiências em vinícolas
Que o Alentejo é um grande produtor de vinho todo mundo já sabe. Para fazer os turistas imergirem nesta parte da cultura alentejana, as propriedades vinícolas investiram em experiências como provas e visitas às adegas. Algumas experiências são intensamente ligadas à natureza e, por isso, ficam ainda melhores na primavera, como piqueniques ao ar livre com iguarias e vinhos, passeios de bicicleta pelas vinhas ou voos de balão.

×