Turismo industrial: 4 patrimônios para conhecer no Alentejo

O turismo industrial nada mais é do que o interesse das pessoas em conhecer lugares relacionados às atividades econômicas de um determinado destino, por meio de experiências autênticas e tradicionais. O Alentejo tem muito a oferecer nesse quesito.

A maior região de Portugal possui uma variada oferta de turismo industrial com propriedades que recebem grupos de pessoas interessadas em seus produtos, sua produção, sua história etc. Muitas dessas empresas possuem museus para visitação e até lojas de souvenirs. Veja abaixo opções do turismo industrial para conhecer no Alentejo.

Museu da Farinha

Museu da Farinha

Localizado no município de Santiago do Cacém, o Museu da Farinha foi inaugurado em 2014 a partir da reabilitação e valorização de uma antiga fábrica de moagem, construída em 1925. Todo o equipamento do local foi restaurado e está exposto para visitação, com o objetivo de preservar e divulgar um importante elemento do patrimônio rural e industrial da região. Espaços de convívio e de conhecimento oferecem atividades de caráter didático-cultural. Mais informações: museudafarinha.pt.

Fundação Serrão Martins

Mina de São Domingos

A Fundação Serrão Martins é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo conservar e divulgar os valores patrimoniais da Mina de São Domingos e do seu complexo mineiro, em Mértola. No local, é possível visitar o Centro de Documentação onde estão arquivos (fotográfico, documental e material) dos 150 anos de história do complexo industrial da Mina de São Domingos; e a Casa do Mineiro, com objetos que mostram como era a vivência de uma família mineira naquela época. Mais informações: fundacaoserraomartins.pt.

Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino

Turismo industrial
Museu da Tapeçaria de Portalegre

É um museu dedicado à apresentação, conservação e estudo de uma parcela fundamental do patrimônio artístico nacional representado pelas Tapeçarias de Portalegre. O museu dispõe de áreas de exposição permanente, uma galeria de exposições temporárias, um auditório com capacidade para 150 pessoas, além de cafetaria, foyer e jardim. Entre as obras que podem ser vistas estão uma grande variedade de autores nacionais e estrangeiros. Mais informações: cm-portalegre.pt.

Chocalhos Pardalinho

Turismo industrial
Chocalhos

A produção do chocalho é uma verdadeira arte. Tanto que é até mesmo considerada Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco. Na vila da Alcáçovas, a fábrica Pardalinho faz os chocalhos como deve ser: artesanalmente. Durante uma visita às instalações, o você pode aprender a fazer esses objetos e aprender mais sobre a sua história. Uma curiosidade: não há dois chocalhos com o mesmo som!

×