Clima no Alentejo: as quatro estações

Visitar o Alentejo é um excelente programa em qualquer época do ano, sem dúvida nenhuma! O clima no Alentejo muda de acordo com cada uma das quatro estações do ano, assim como as atividades e as atrações disponíveis. Ou seja, a cada estação ou clima é um Alentejo diferente para você curtir!

Mas, se você gosta de planejar bem todas as atividades que irá fazer no destino, anote essas dicas incríveis que vão te ajudar muito na hora de escolher qual a melhor época do ano para visitar o Alentejo.

Primavera (março a junho)

Essa estação é marcada por dias mais ensolarados e quentinhos. Isso porque a temperatura já começa a aumentar e o clima a ficar mais seco. As árvores florescem, as flores desabrocham e colorem a maior região rural de Portugal. Os dias são ideais para passeios ao ar livre para aproveitar o sol. No entanto, nem pense em sair sem um casaquinho durante a noite. Leve peças coringas de meia estação. Aliás, já fizemos uma matéria aqui no blog com 6 motivos para visitar o Alentejo na primavera.

Verão (junho a setembro)

O verão português é marcado tanto pelas altas temperaturas quanto pelo clima mais seco. Por isso, lembre-se da proteção e da hidratação. Em virtude de os dias serem mais longos, é muito comum as pessoas ficarem até mais tarde nas ruas, aproveitando os bares e restaurantes abertos. E verão lembra praia, certo? Na costa do Alentejo, as praias são lindas e as diversas atividades agradam toda a família.

Outono (setembro a dezembro)

Em princípio, esta é a estação do ano com mais incidência de chuva. Os dias encurtam um pouco e as temperaturas começam a cair. Por isso, para muitos pode não ser o período ideal para uma viagem. O ideal para esta época do ano é estar mais agasalhado e levar sempre uma proteção para as chuvas geladas. No entanto, com as temperaturas mais amenas do outono, o clima é perfeito para diversos itinerários diferentes, passando por lugares históricos, pelo litoral ou pelo campo.

Inverno (dezembro a março)

O inverno em Portugal costuma ser bem rígido, assim como no Alentejo. O ideal é estar preparado com roupas mais quentes e pesadas, luvas, cachecóis e sapatos adequados. Além disso, a dica é adicionar camadas de roupas para se aquecer e garantir mais conforto. Mas, o inverno não impede que os turistas se divirtam muito. Pelo contrário, não faltam opções para aproveitar a estação. Que tal provar pratos típicos alentejanos, degustar deliciosos vinhos e fazer centenas de programas culturais?