Herdades para apreciar as vindimas no Alentejo

No mês de setembro começa a época de vindimas no Alentejo, quando os produtores do excelente vinho local colhem as uvas e dão início a um processo que resulta em algumas das melhores bebidas do mundo.

O período das vindimas é um momento de festa para aqueles que cuidaram das vinhas o ano todo. Por esse motivo, a região mais autêntica de Portugal fica repleta de programações exclusivas, que vão desde a colheita até a pisa das uvas.

Veja abaixo algumas herdades onde você pode aproveitar a época para provar alguns dos melhores vinhos alentejanos.

Herdade da Malhadinha Nova

Herdade da Malhadinha Nova

Herdade da Malhadinha Nova, situada em Albernoa, ao sul de Beja, é uma famosa propriedade produtora de vinho e uma das melhores opções de hotéis do Alentejo. Durante a vindima, os hóspedes podem acompanhar todo o processo dos vinhos Malhadinha, o mais famoso rótulo da Herdade da Malhadinha Nova, feito a partir de diversas castas e que apresenta um aroma complexo de paladar cheio.

Herdade do Esporão

Herdade do Esporão

O Esporão é um respeitado produtor de vinhos que está entre os mais conhecidos da região alentejana. O Torre é um de seus rótulos tintos, memorável, icônico e muito original. Feito com uvas colhidas manualmente e envelhecidas em barricas de madeira francesa, que lhe garante um sabor único. Durante a vindima, os visitantes podem acompanhar o trabalho desde a colheita nas vinhas até as uvas se transformarem em vinho.

Herdade do Rocim

Esta propriedade situada entre a Vidigueira e Cuba, no Baixo Alentejo, é reconhecida pela qualidade dos seus vinhos. Na viticultura da herdade, a produção respeita ao máximo o terroir e os princípios da sustentabilidade, todas as fases – desde a poda até a vindima – são feitas de forma manual. No local, a vindima é embalada ao som do cante dos grupos locais e dos singulares vinhos do Rocim.

Casa Relvas

Na Casa Relvas, um importante produtor de vinho em Redondo, os visitantes podem participar dos programas de vindimas e acompanhar tudo o que acontece antes do vinho chegar ao copo para ser apreciado. Dentre os vinhos produzidos no local, estão os vinhos Monte dos Amigos. Tinto, branco e rosé são perfeitos para acompanhar uma roda de conversa com os amigos.

Herdade do Sobroso

Herdade do Sobroso

Uma das propriedades mais charmosas do Alentejo, a Herdade do Sobroso conta com 1.600 hectares e experiências únicas. De jipe é possível percorrer todo o terreno, com vinhedos de onde são retiradas as uvas para a produção dos vinhos bem como da aguardente vínica Arché. Feita com destilação lenta e harmoniosa e envelhecida durante mais de dez anos em barricas de carvalho francês, tem alto teor alcoólico, aroma de vinho e notas de especiarias.

×