Atividades de norte a sul no Alentejo

O Alentejo, maior e mais autêntica região de Portugal, oferece, de norte a sul, uma infinidade de opções de atividades. A partir de Évora, capital do Alentejo, os visitantes encontram cenários naturais, cidades medievais, vilarejos charmosos, territórios campestres belíssimos, além de uma rica cultura, um povo hospitaleiro e muitos monumentos e patrimônios da humanidade, tanto ao norte quanto ao sul da capital.

Norte

marvão ao norte
Marvão

Ao norte de Évora estão as principais cidades medievais do Alentejo, bem como alguns dos principais monumentos e patrimônios do destino. Por isso, a atividade mais comum nesta região é caminhar pelas ruas históricas para apreciar todo o rico patrimônio. Além disso, a maioria dessas cidades possuem vilarejos pitorescos e castelos incríveis. Ou seja, não faltam opções de passeios para todos os gostos.

Entre as cidades, vale citar Vila Viçosa, também conhecida como “Princesa do Alentejo” ou “vila-museu”. Por lá, a história de Portugal é contada pelas igrejas, conventos, palácios e castelos, já que foi nesta cidade que a família real viveu por muitos anos.

Outras localidades que merecem uma visita são Elvas e Marvão, duas impressionantes cidades que mostram todo o poderio militar português. Enquanto Elvas é até hoje a maior fortificação abaluartada do mundo, Marvão tem uma localização privilegiada no quesito defensivo, estando no alto de um monte de granito com o rio Sever a sul e a oeste. Ambas as cidades possuem castelos dignos de realeza.

atividades de norte a sul
Castelo de Vide

Em Estremoz, os visitantes poderão apreciar um rico patrimônio cultural e histórico, considerado um dos mais importantes de todo o Alentejo. Destaque para o castelo com as suas muralhas medievais e a imponente torre de menagem, e a antiga cidadela do século 13. Já em Castelo de Vide, as riquezas naturais são o grande destaque, especialmente as termas, cujas águas têm propriedades terapêuticas. Nas imediações está o menir da Maeda, o maior menir da Península Ibérica erguido entre os anos 4810 e 5010 antes de Cristo.

Sul

lago alqueva ao sul
Lago Alqueva

O Alentejo é ideal para as atividades ao ar livre e ao sul de Évora estão as melhores opções para este tipo de passeio. Em Alqueva, por exemplo, o visitante pode admirar o maior lago artificial da Europa e ter uma das experiências mais incríveis do Alentejo, observar o céu noturno da região, o primeiro destino de astroturismo português. Já nos arredores do lago, existem dezenas de trilhas do Transalentejo, que variam de 8 a 22 quilômetros.

Melides

Em Alcácer do Sal, há um antigo povoado com vestígios arqueológicos que remontam ao período Neolítico. Além disso, o visitante não pode deixar de passear pelo único cais palafítico da Europa e fazer um piquenique nas tranquilas albufeiras deste concelho.  Já a vila de Grôndola oferece paisagens variadas, que vão desde montanhas até o litoral alentejano. Na vila, um rico patrimônio com ruínas romanas, igrejas e edifícios históricos. Na costa, belas praias como Tróia e Comporta, além de Melides e Carvalhal.

Finalizando a viagem ao sul do Alentejo está o Vale do Guadiana, um parque natural de paisagens magníficas e fauna e flora exuberantes. No centro do parque está Mértola, que conta com diversas atrações para amantes de história e cultura e é um ótimo ponto de partida para explorar as belezas naturais do parque.

×