6 experiências dignas de realeza no Alentejo

O Alentejo, mais autêntica região de Portugal, é um destino turístico de excelência, que proporciona vivências imperdíveis aos seus visitantes. Além da variedade de atrações, atividades e belas paisagens, existem algumas experiências que estão intrinsecamente ligadas à realeza portuguesa e que são imperdíveis para quem visita os destinos alentejanos. Veja abaixo algumas dessas experiências.

Visitar uma antiga residência real

Paço Ducal

O Paço Ducal, um palácio do século 16, está entre os monumentos mais emblemáticos de Vila Viçosa e já serviu de residência da família real portuguesa. Com uma fachada em estilo maneirista de 110 metros de comprimento e totalmente revestida de mármore da região, o local é considerado um exemplar único da arquitetura civil portuguesa e, atualmente, funciona como um museu.

Conhecer a criação de cavalos da corte portuguesa

Coudelaria de Alter - experiências
Coudelaria de Alter

A Coudelaria de Alter é visita obrigatória para os admiradores de cavalos puro-sangue Lusitano. Fundada em 1748 na cidade de Alter do Chão, esta antiga coudelaria tinha como objetivo preparar os cavalos para a Picaria Real, academia equestre da corte portuguesa. No local, é possível ter experiências incríveis, como um passeio de atrelagem e aulas de equitação.

Caminhar pelos jardins de um palácio real

O Jardim Público de Évora foi construído entre os anos de 1863 e 1867, no terreno que um dia abrigou a horta real do Palácio de D. Manuel e do Convento de São Francisco. São três hectares de terreno com vegetação exótica e colorida, lagos, um caminho ladeado de bancos, um coreto, bem como uma estátua de Vasco da Gama logo na entrada. Da mesma forma, ainda é possível ver os vestígios de uma muralha medieval do século 14 e as Ruínas Fingidas do século 19.

Dormir em um castelo medieval

Vista aérea de Estremoz
Estremoz

O Alentejo possui muitos castelos espalhados por seu território e alguns deles foram transformados em confortáveis hospedagens, como , por exemplo, o Castelo de Estremoz. Esta edificação do século 13, construída para a Rainha Santa Isabel, fica em um dos pontos mais altos de Estremoz, tem vista panorâmica para a charmosa cidade assim como para a vasta planície alentejana que a rodeia.

Conhecer o poderio militar do ducado de Bragança

experiências em castelos
Castelo de Viçosa

Como dito anteriormente, o Alentejo possui muitos castelos e entre eles estão cinco que mostram a dimensão do poderio militar da família real na organização do reino: Castelo de Vila Viçosa, Castelo de Alter do Chão, Castelo de Alvito, Castelo de Ourém e Castelo de Portel.

Apreciar artefatos das colônias portuguesas

Que tal visitar um museu que guarda exemplares únicos das antigas colônias portuguesas reunidos pela família real? O Museu da Caça, em Vila Viçosa, possui uma importante coleção de artefatos indígenas. Esses artefatos são provenientes principalmente de Moçambique e Angola, reunidas nas viagens ultramarinas do Príncipe D. Luís Filipe bem como nas expedições oceanográficas do rei D. Carlos. O conjunto inclui troféus de caça de origem africana, bem como alguns exemplares provenientes das coleções reais, como o crânio de elefante pigmeu.

×