7 atividades tranquilas para curtir no Alentejo

O Alentejo, região mais autêntica de Portugal, é um destino perfeito para quem quer curtir férias relaxantes. Veja abaixo 7 atividades tranquilas para fazer na região:

1. Atividades ao ar livre

O clima do Alentejo permite que o visitante desfrute a maior parte do seu tempo em atividades ao ar livre, que livre são parte importante dos roteiros pela região, seja em cenários naturais ou nas cidades e vilarejos. Para quem gosta de caminhar ou pedalar, existem infinitos quilômetros de trilhas para explorar, em meio aos campos e lagos do interior ou pelo litoral com algumas das praias mais bonitas da Europa. Além de pequenas cidades cheias de história e vilas menores ainda que esbanjam charme, separados por territórios campestres belíssimos.

2. Tratamentos de spas e retiros fitness

Para tornar sua viagem pelo Alentejo ainda mais calma e relaxante, nada melhor que estar em lugares feitos para especialmente para os visitantes se sentirem revitalizados e rejuvenescidos, cuidados por profissionais dedicados ao bem-estar do corpo e da alma. São muitos os spas no Alentejo, que possuem diversos tratamentos inspirados em diferentes culturas de várias partes do mundo. São tratamentos de spa e relaxamento feitos com ervas e vinhos locais, retiros de fitness, programas de controle do estresse, saúde, antienvelhecimento e muito mais.

3. Observação de pássaros

Das atividades tranquilas mais gostosas do Alentejo, está olhar para o céu, que é uma maravilha natural nesta região país. Durante o dia, o céu azul é claro, ensolarado e colorido por milhares de pássaros. Nas reservas naturais como o Estuário do Sado, a Costa Sudoeste e Vicentina, o Vale do Guadiana ou o Vale da Serra de São Mamede, é possível encontrar espécies raras como a águia ibérica ou o peneireiro-marinho. No litoral, há também uma variedade de aves marinhas.

4. Observação das estrelas

O céu do Alentejo é uma maravilha também para se observar as estrelas. Por ser um local com pouquíssima poluição luminosa, a região em torno do Lago Alqueva é um convite aos olhos, garantindo uma visibilidade ideal para observar os mistérios do universo mesmo a olho nu. Mas os viajantes também podem curtir atividades diversas, como, por exemplo, observação astronômica com telescópios, trilhas, passeios de canoa e workshops fotográficos noturnos, entre outros. A reserva Dark Sky Alqueva foi o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo, certificação da UNESCO que atesta a sua qualidade para observação de estrelas.

5. Trilhas em meio à natureza

Para aqueles que querem aproveitar o ar puro do Alentejo mais perto da natureza, a região tem muitas trilhas para explorar. São opções para todos os níveis de preparo físico, curtas ou longas, em meio à diversas paisagens, de montanha ao litoral. Entre os conjuntos de trilhas, há a excelente Rota Vicentina, que explora o Sudoeste Alentejano e permite uma série de possibilidades; os Caminhos de Santiago no Alentejo, com 1,4 mil quilômetros de trilhas sinalizadas que proporcionam os mais belos panoramas, tradições e patrimônios da região; as 11 trilhas do Transalentejo, que variam de 8 a 22 quilômetros nos arredores do Lago Alqueva.

6. Passeio pelo litoral

Um dos mais bonitos da Europa, o litoral do Alentejo tem 165 quilômetros de extensão e guarda cenários de belezas variadas, desde falésias impressionantes e que proporcionam vistas impecáveis do oceano e praias de areias douradas e mar azul profundo, praticamente intocadas. Que tal complementar suas atividades tranquilas pelo Alentejo fazendo um roteiro litorâneo pela Praia de Tróia Galé para conhecer seu rico patrimônio histórico e observar golfinhos na reserva Natural do Estuário do Sado. Depois seguir para Carvalhal e apreciar sua beleza singular, e em Melides visitar as praias praticamente desérticas. Sob o mesmo ponto de vista, outro destino destaque é a Vila Nova de Milfontes que, além de ter praias encantadoras, produz o vinho Cortes de Cima Branco, eleito um dos melhores do mundo.

7. Passear pelas vinícolas

Posto que se sabe que o Alentejo é um dos mais importantes destinos do mundo quando o assunto é enoturismo. Com seus cenários pitorescos e campos dourados, o destino reúne os mais premiados rótulos, além de uma vasta oferta de vinícolas por todo o seu território. Por isso, esta é uma oportunidade perfeita para se deslumbrar nos panoramas bucólicos e desvendar os pequenos tesouros ao longo das estradas alentejanas. Além das visitas guiadas às caves e adegas, são inúmeras as atividades para se fazer nas vinícolas, desde as famosas degustações até colocar a mão na massa e participar das vindimas, o período de colheita, e da pisa das uvas.

×