Guia de praias do Alentejo, de norte a sul

O Alentejo possui algumas das melhores praias de toda a Europa. São 165 quilômetros de litoral com areia dourada banhada pelo oceano Atlântico, todas diferentes entre si, mas com algo em comum: a beleza impressionante. Por toda a costa, a brisa atlântica e as águas salgadas vão tornar as suas férias inesquecíveis.

Além das praias alentejanas serem perfeitas para um bom banho de mar e sol, muitas também oferecem condições ideais para a prática de esportes náuticos, como surfe, windsurfe, kitesurfe e muito mais. Além disso, não podemos deixar de falar nas experiências mais que especiais, como a observação de golfinhos que pode ser realizada em Troia.

Coloque sua roupa de banho na mala, separe a toalha e o protetor solar e veja abaixo um guia de praias do Alentejo para você curtir o verão europeu.

Praias ao norte

Cidade de Sines
Sines

Ao norte de Sines, você encontra 47 quilômetros ininterruptos de areal, com horizonte de cores azul e dourado que vão te deixar sem palavras. Nesta área, lugares como a praia da Comporta e a península de Troia deslumbram os visitantes não só com o seu visual, mas também com a ótima estrutura turística, que inclui hotéis e resorts incríveis, de quatro e cinco estrelas.

A própria cidade de Sines, uma antiga vila de pescadores, tem praias encantadoras, como a praia do Samouqueira, e até um ponto de encontro naturista: a Praia do Salto. Além disso, Sines também conta com a Ilha do Pessegueiro, onde há ruínas de uma pequena fortificação.

Praias ao sul

Vila Nova de Milfontes
Praia em Vila Nova de Milfontes

Dali para o sul, o cenário muda. As praias são mais recolhidas e escondidas, pequenos refúgios entre penhascos que permitem atividades diversas, como snorkeling, mergulho e até a pesca em águas límpidas.

A praia do Farol, em Vila Nova de Milfontes, é ideal para as famílias porque suas águas são calmas e os pequenos podem se divertir procurando caranguejos na maré baixa. Já as lindíssimas praias de Zambujeira do Mar formam um pedacinho do paraíso na terra. Em resumo, a pequena vila banhada pelo mar e com falésias esculpidas pela natureza é um belíssimo lugar para relaxar e aproveitar dias ensolarados de verão.

Praias fluviais

Praia fluvial
Praia fluvial em Alqueva

Surpreendentemente, o Alentejo também conta com diversas praias fluviais. Na área privilegiada do Parque Natural do Vale do Guadiana, está a Albufeira da Tapada Grande. A princípio, a barragem que servia de abastecimento ao complexo mineiro é atualmente um espaço recreativo e uma agradável praia fluvial. Já a Praia fluvial de Monsaraz, inserida no Centro Náutico de Monsaraz e em plena albufeira do Alqueva, possui excelentes infraestruturas com áreas de relvado e areal, parque infantil, piscina flutuante, bem como opções para prática de diversos esportes náuticos.

×