8 restaurantes alentejanos para comer carne de porco

Os alentejanos são especialistas no preparo de uma boa carne de porco. Aliás, a carne do porco alentejano é a mais popular da região. Sua particularidade é que o animal é alimentado com frutos de azinheiras, conhecidos como bolotas. Por isso, sua carne é comprovadamente mais saudável que a do porco tradicional, com menos gordura, calorias e colesterol, e possui um sabor incrível.

Além de ser uma carne muito saborosa e suculenta, quando harmonizada com um bom vinho tinto alentejano, torna-se uma refeição que você jamais se esquecerá. Veja abaixo alguns restaurantes que servem esta iguaria!

Cadeia Quinhentista (Estremoz)

Carne de porco - Restaurante Cadeia Quinhentista

O Cadeira Quinhentista homenageia as delícias típicas da região, sempre acompanhadas dos melhores vinhos do país. Os protagonistas são os produtos da região, como carnes de porco e ovelha, além de muitas ervas aromáticas. O toque final fica por conta da apresentação sofisticada e inovadora dos pratos.

Mercearia Gadanha (Estremoz)

Carne de porco - Restaurante Mercearia Gadanha
Foto Telmo Miller

Comandado pela chef brasileira Michele Marques, a Mercearia Gadanha conta com muitas iguarias do Alentejo. É um restaurante despretensioso e, à primeira vista, parece apenas uma ótima opção para curtir petiscos e tomar vinho. Mas o cardápio oferece uma boa seleção da tradicional culinária local, inclusive deliciosos pratos feitos com carne de porco alentejano.

Mr. Pickwick (Évora)

Restaurante Mr. Pickwick

Situado no coração da cidade de Évora, ao lado da Praça do Giraldo, este restaurante tem o seu nome inspirado em uma obra homônima do escritor inglês Charles Dickens. Em seu menu, a aposta são os pratos regionais com o melhor da cozinha alentejana. Além disso, o restaurante é um espaço rústico e familiar que também serve outras especialidades internacionais.

Café Alentejo (Évora)

O Café Alentejo é uma referência de Évora. A cozinha é tradicional com forte componente regional. O local serve muitas e variadas sugestões, tanto para petiscar como para uma boa refeição. Além disso, o restaurante está instalado em um edifício do século 16 desde 1900 e o espaço já foi, sucessivamente, taberna, casa de pasto e restaurante. Até hoje, preserva o balcão e as mesas típicas das antigas tabernas com placas de mármore, mas tem ambiente cosmopolita e descontraído.

Dom Joaquim (Évora)

Apesar do Dom Joaquim servir uma gastronomia tradicional alentejana sempre com os melhores ingredientes locais, o restaurante dá um toque contemporâneo aos seus pratos. Entre os mais pedidos estão os pratos feitos com carne de porco como as bochechas assadas com purê de maça e a almofada de porco preto.

Fialho (Évora)

Também em Évora, o Fialho é praticamente um embaixador dos sabores alentejanos entre os turistas. Isso porque conta com pratos elaborados com capricho e perfeição e um atendimento simpático e atencioso há mais de 70 anos!

O restaurante trabalha com respeito e valorizando os autênticos sabores do Alentejo. Por isso, quando o assunto é comer carne de porco alentejano, o Fialho serve as melhores opções. Entre os pratos mais emblemáticos estão as bochechas de porco preto em vinho tinto.

Tasca do Celso (Vila Nova de Milfontes)

A Tasca do Celso fica na Vila Nova de Milfontes e é um daqueles restaurantes que deve estar na lista de quem viajar para o Alentejo e quer provar uma deliciosa carne de porco alentejano. O local tem um conceito simples, mas sofisticado. A comida é muito boa, assim como os vinhos servidos para acompanhar. O destaque é um prato chamado cataplana de carne de porco preto com amêijoa.

Esporão (Reguengos de Monsaraz)

Carne de porco - Restaurante Esporão

Um ícone da enogastronomia alentejana, a Herdade do Esporão é famosa mundialmente por seus vinhos premiados e azeite de sabor sem igual. Mas, além dos vinhos famosos, a propriedade abriga um dos primeiros restaurantes da região premiado com uma estrela Michelin e uma estrela Michelin Verde, que atribui um reconhecimento às práticas sustentáveis do estabelecimento.

×