5 paisagens marcantes do Alentejo

As paisagens do Alentejo são muitas e encantadoras. Planícies intermináveis, campos floridos, florestas, castelos imponentes, monumentos históricos, e tantas outras paisagens que fica até difícil listar todas. Algumas delas estão entre as mais bonitas não só da região, mas de Portugal. Confira abaixo algumas das paisagens mais bonitas e marcantes do Alentejo.

Campos

A imensidão da planície, que se estende a perder de vista, concentra grande parte da produção de vinho do país, muitos olivais e paisagens de tirar o fôlego. Além disso, os campos alentejanos estão em constante mutação e os seus tons e cores encantam os seus visitantes em qualquer estação do ano. O ritmo de vida pacata do campo, combinado com a história de seus vilarejos, faz do Alentejo o lugar ideal para quem quer deixar de lado a vida agitada da cidade grande.

Vale do Guadiana

Com cerca de 70 mil hectares, o Parque Natural do Vale do Guadiana fica no sudeste do Alentejo, quase na fronteira com a Espanha. O local reúne paisagens magníficas, flora exuberante e fauna que inclui animais majestosos, tais como o lince-ibérico, o grifo e a águia-real. Ou seja, é um lugar perfeito para curtir um dia ao ar livre. No centro do parque está Mértola, que conta com diversas atrações para amantes de história e cultura e é um ótimo ponto de partida para explorar as belezas naturais do parque.

Estuário do Sado

Este estuário, formado próximo de Alcácer do Sal, é uma zona húmida muito fértil e a paisagem é marcada pelos arrozais e pelas mais de 200 espécies de aves que procuram o Estuário do Sado para sua nidificação. Além disso, no Rio Sado reside uma importante colônia de roazes-corvineiros (uma espécie de golfinho). A área é uma reserva natural e uma zona de proteção especial. Não perca a oportunidade de fazer um passeio de barco e observar alguns desses belos animais.

Alqueva

O Alqueva é um dos maiores lagos artificiais da Europa. Construído sobre o Rio Guadiana, o lago possui 250 quilômetros quadrados e abrange cinco concelhos do Alentejo. O local é ideal para passar dias descontraídos, tanto para relaxar quanto para aproveitar muitos pontos de interesse que existem em seu entorno, como os castelos de Juromenha, Alandroal, Terena, Monsaraz e Portel. Além disso, o lago possui ótimas condições para atividades ao ar livre e para a prática de esportes náuticos.

Serra de São Mamede

Esta área verdejante e protegida do Alentejo é muito diferente das paisagens planas da região. O local se destaca pelo seu cume de 1.025 metros de altitude, ponto mais elevado ao sul do Tejo e um excelente mirante para apreciar toda a beleza e diversidade das paisagens do seu entorno. Desse modo, a melhor forma de conhecer toda a riqueza do parque é caminhar e observar tanto a vegetação quanto a fauna local, como a águia-de-bonelli, símbolo do Parque.

×