Desperte os 5 sentidos no Alentejo

Você já sabe que o Alentejo é repleto de cenários naturais impressionantes, construções históricas incríveis e muitas atrações sem igual. Mas você sabia que esta região portuguesa tem experiências para todos os sentidos? Deixe seus cinco sentidos aflorarem e viva o Alentejo da melhor maneira possível!

Audição

Em primeiro lugar, temos a audição. Há muitos sons para escutar no Alentejo, como os sons da natureza, por exemplo. O som do mar quebrando nas praias, dos rios correndo em seu leito, dos pássaros cantando, do vento percorrendo os campos. No entanto, a melhor maneira de estimular a audição em uma viagem pela região é conversando com os alentejanos, que são muito receptivos e cheios de história para contar. De fato, é quase impossível ir embora do Alentejo sem fazer uma amizade!

Paladar

Em segundo lugar, vamos falar do paladar. Aqui, a pedida é simples: é só provar os incríveis sabores da gastronomia local, que vão desde o tradicional pão às migas, carnes de caça, açordas, ensopados, pratos feitos com porco preto e muitos doces conventuais, por exemplo. Outra ótima ideia é fazer um piquenique no campo e provar os petiscos alentejanos, como embutidos, queijos e pães. Sem dúvida, suas papilas gustativas vão amar cada segundo!

Olfato

A sugestão para estimular o olfato também vai ser ótima para o paladar: enoturismo, ou turismo de vinhos! Isso porque quem quer aprender mais sobre vinhos e se tornar um verdadeiro enófilo precisa estudar os diferentes aromas que cada um deles possui. Assim, em uma degustação, você poderá identificar aromas florais, frutados, confeitados, balsâmicos, de especiarias, entre outros.

Tato

Foto: Victor Carvalho

Para o tato, há inúmeras sugestões. A primeira também tem a ver com o enoturismo: participar da pisa das uvas! Essa atividade pode ser realizada em diversas herdades durante as vindimas, que acontecem em agosto e setembro. Em segundo lugar, você pode apostar no bem-estar e curtir tratamentos únicos em algum dos spas conceituados do Alentejo. Afinal, nada melhor para aguçar os sentidos que uma boa massagem, certo? A última sugestão é imergir na natureza alentejana em um bom mergulho no mar ou em um dos lagos do Alentejo.

Visão

Por fim, o último dos sentidos é a visão. E não faltam belezas para ver no Alentejo! A começar pelas paisagens naturais: no litoral, praias de areia dourada, muitas delas cercadas por falésias; no interior, vinhedos que se estendem além do horizonte, campos dourados e muitos lagos tranquilos. Depois, as charmosas vilas espalhadas pelo território, com suas casinhas brancas e ruazinhas de pedra. E, então, as incríveis construções históricas, como castelos, igrejas, templos e outros monumentos imponentes.

×