Roteiro de 5 dias no Alentejo

O Alentejo fica ao sul de Lisboa, em Portugal, e conta com muitos destinos a uma curta distância da cidade. Por isso, a região é perfeita para uma escapada durante uma visita a Portugal. Quer algumas dicas do que fazer por lá? Confira um roteiro completo de 5 dias no Alentejo.

1º dia: Évora

A viagem começa em Évora, a 1h30 de Lisboa. Em primeiro lugar, você fará o check-in no hotel. Depois, aproveite a manhã para fazer um passeio pelo encantador centro histórico da cidade, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO!

Visite o imponente Tempo Romano de Évora, no coração da cidade, faça o tour completo pela Catedral, chegando até seu telhado, onde há uma vista incrível. Conheça o Museu de Évora e encontre o melhor do artesanato local nas lojinhas da Rua 5 de Outubro.

Foto: Victor Carvalho

Eventualmente, você ficará com fome. Com 5 dias no Alentejo pela frente, você terá muitas oportunidades para provar a gastronomia local! E uma ótima alternativa para o almoço é o Café Alentejo, que tem pratos deliciosos da gastronomia alentejana. Na sequência, visite a sinistra Capela dos Ossos, um dos pontos turísticos mais visitados.

Para encerrar o dia de atividades, o destino proporciona opções para todos os gostos. Para aqueles que querem relaxar com um bom jantar típico, o emblemático Restaurante Fialho é fiel à culinária alentejana em seus deliciosos pratos. Mas, se prefere cair na noite e curtir uma noitada de bons drinks, Évora tem alternativas de bares e pubs com público animado e muita diversão.

2º dia: Évora e Monsaraz

Não saia de Évora antes de viver uma boa experiência enoturística, como uma degustação de vinhos. A Enoteca Cartuxa oferece uma experiência ímpar para quem quer conhecer não só os vinhos, mas também a gastronomia alentejana, com harmonizações de petiscos e os melhores vinhos da adega.

Em seguida, é hora de pegar estrada e continuar a viagem para Monsaraz, que fica a 50 minutos de Évora. Como o destino é uma pequena vila medieval, a melhor pedida é caminhar pelas ruas de pedra e casinhas brancas. De fato, é a melhor forma de chegar à sua principal atração turística: o Castelo de Monsaraz. Além de ser um patrimônio muito bem preservado do século 14, de lá é possível ter uma vista panorâmica dos campos e do Alqueva, o maior lago artificial da Europa. A dica de ouro é chegar ao castelo para curtir um dos mais belos momentos do Alentejo: o pôr do sol.

Além disso, vale lembrar que a noite traz consigo outra grande atração local. Isso porque o céu noturno de Monsaraz é um convite para os olhos, pois há tão pouca poluição luminosa que é possível ver milhares de estrelas, astros e corpos celestes a olho nu. Por consequência, foi o primeiro local a receber a certificação Starlight, que atesta a sua qualidade para a observação de estrelas. O Observatório do Lago Alqueva é um lugar agradável e protegido da poluição luminosa das grandes cidades, onde os turistas podem descobrir e explorar o universo de forma única, acompanhados de um bom vinho alentejano.

3º dia: Monsaraz

Aproveite o terceiro dos seus 5 dias no Alentejo para curtir uma experiência muito procurada na região de Monsaraz: voar em um balão de ar quente! É uma oportunidade incrível de ver do alto as planícies e paisagens locais. Com certeza, é uma vista inesquecível.

Foto: Victor Carvalho

Depois desse passeio emocionante, hora de provar mais vinhos na Herdade do Esporão. Uma das vinícolas mais queridinhas dos brasileiros no Alentejo, oferece um passeio completo, com visita guiada e refeições deliciosas e harmonizadas com os melhores vinhos. Um dos pontos altos é caminhar pelos verdejantes vinhedos da propriedade.

 dia: Elvas e Estremoz

Continuando o roteiro, o próximo destino é Elvas, que impressiona viajantes do mundo todo. Primeiramente, porque a cidade conta com a maior fortificação abaluartada no mundo. Em segundo lugar, pois chama atenção por sua história: foi preciso quase 30 anos, 6 mil homens, 4 mil animais e 120 mil moedas de ouro para construir o Forte de Nossa Senhora da Graça, uma de suas principais atrações.

Elvas é uma verdadeira obra-prima da arquitetura militar, e não é preciso ser especialista para entender. O destino conta com uma estrutura defensiva em forma de estrela que é simplesmente fascinante. Não é à toa que recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

Após conhecer o forte, siga para a próxima parada, que é Estremoz, a 20 minutos de distância. A cidade tem ótimos restaurantes que preparam pratos típicos e contam com excelentes rótulos de vinhos alentejanos. Para o jantar deste dia, a dica é a Mercearia Gadanha, comandada pela chef brasileira Michelle Marques.

 dia: Estremoz

Por fim, é hora de conhecer a última cidade do roteiro, que é muito ligada ao mármore e que mais parece uma vila encantada. De fato, Estremoz é dividida em duas: uma parte está dentro das muralhas centenárias, onde ficam o Castelo de Estremoz e inúmeras casinhas medievais; fora das muralhas, no entanto, o que se vê é uma cidade moderna.

Por isso, o passeio começa no centro histórico, para ver de perto o castelo e a famosa Torre das Três Coroas, feita em mármore branco e com 27 metros de altura. Outras atrações próximas são o Convento de São Francisco e o Convento dos Congregados.

Então, você precisará se despedir da região após incríveis 5 dias no Alentejo. Mas não se preocupe: em apenas 1h45, estará novamente em Lisboa!

×