O que fazer na alta temporada no Alentejo

A região do Alentejo já se prepara para a chegada dos turistas para a alta temporada 2021, entre os meses de junho e agosto. O Alentejo, maior região de Portugal e reconhecidamente uma das mais autênticas do país, tem uma oferta turística que agrada todo e qualquer tipo de viajante.

As opções vão desde belas praias intocadas até charmosas vilas e cidades repletas de patrimônios históricos. Além disso, há uma infinidade de vinícolas com vinhos premiados mundialmente e saborosa gastronomia. 

O melhor do Alentejo é que o destino oferece maior contato com a natureza, pequenos e charmosos empreendimentos hoteleiros, e atrações que permitem os visitantes relaxarem sem se preocupar com mais nada.

Para curtir os longos dias da alta temporada de verão no Alentejo, as possibilidades são infinitas. Há muitas coisas a se fazer na estação mais quente do ano, não apenas em família ou em casal, mas até mesmo sozinho. Confira algumas ideias:

Aproveitar o litoral alentejano

Foto: Manuel Gomes da Costa

Primeiramente, entre a foz do Rio Sado e a Zambujeira do Mar, o litoral alentejano surpreende por ser uma área de costa preservada e praias lindas. De Troia a Sines, a costa é uma extensão de areia contínua com praias agradáveis e rica em recursos naturais, sem dúvida ideais para caminhar e observar golfinhos. Já de Sines à Zambujeira do Mar, o cenário se transforma em suaves baías que misturam praias cênicas e formações rochosas. A beleza subaquática desta região se destaca e é muito apreciada para mergulhos.

Curtir o sossego do interior

Foto: Victor Carvalho

Quem prefere um ritmo mais calmo e sossegado também tem opções. O interior alentejano tem é perfeito para descansar e deixar de lado a agitação das cidades grandes. Pequenas vilas e vilarejos oferecem atrações imperdíveis para toda a família, de sítios históricos a parques e de herdades a castelos. Por fim, não deixe de visitar o Alqueva, o maior lago artificial da Europa e um dos mais bonitos de Portugal. Fazer um passeio de bike pelo Parque Natural do Vale do Guadiana, em Mértola, ou quem sabe fazer um roteiro para visitar um dos muitos castelos região, como o castelo de Alcácer do Sal, o castelo de Sines ou o castelo de Santiago do Cacém.

×