Passeios ao ar livre no Alentejo

Os destinos alentejanos são pequenas cidades cheias de história e vilarejos que esbanjam charme, separados por territórios campestres belíssimos. Por isso, entre os itens essenciais para uma viagem ao Alentejo estão as roupas e sapatos confortáveis, já que é provável que você aproveite muito do seu tempo em atividades e passeios ao ar livre.

Isso não é apenas porque a região portuguesa tem belos cenários naturais de campos, vinícolas e lagos, com trilhas para conhecer a pé ou de bicicleta. O motivo é que os passeios ao ar livre são parte importante dos roteiros pelo Alentejo, seja em cenários naturais ou nas cidades e vilarejos.

Vilarejos e cidades históricas ao ar livre

Sendo assim, qualquer viagem pelo Alentejo é uma oportunidade para aproveitar o ar puro em um ritmo tranquilo, apreciando belezas inesquecíveis. Por exemplo, se você quer admirar vistas deslumbrantes e conhecer de perto os detalhes das construções locais e dos castelos medievais, a dica é visitar um dos encantadores vilarejos de Marvão, Castelo de Vide, Monsaraz e Alter do Chão.

Crédito: Victor Carvalho

Para quem prefere conhecer um pouco mais dos destinos históricos no Alentejo, os Centros Históricos têm inúmeras possibilidades. É o caso de Évora, Vila Viçosa, Elvas, Beja, Portalegre e Sines. Além de muitas maravilhas reunidas em espaços pequenos, com construções de beleza única e muito bem preservadas.

Trilhas na natureza

Crédito: Rota Vicentina

Além de imponentes edificações milenares, que enfeitam os picos mais altos do destino e o coração das cidades, o Alentejo tem muitas atrações a atividades para fazer mais perto da natureza. Como, por exemplo, explorar as trilhas da região, seja caminhando ou de bicicleta, e aproveitar o ar puro do Alentejo.

São opções para todos os níveis de preparo físico, curtas ou longas, em meio aos campos e lagos do interior ou no sensacional litoral da região, intocado e com algumas das praias mais bonitas da Europa.

Entre os conjuntos de trilhas está a Rota Vicentina, que explora o Sudoeste Alentejano e permite vivenciar a natureza e também a autêntica cultura local; os Caminhos de Santiago no Alentejo, com 1,4 mil quilômetros de trilhas sinalizadas que proporcionam os mais belos panoramas, tradições e patrimônios da região; e as dezenas de trilhas do Transalentejo, que variam de 8 a 22 quilômetros nos arredores do Lago Alqueva.

Confira outras opções de passeios ao ar livre aqui.

×