Capela dos Ossos no Alentejo

O Alentejo, a maior região de Portugal, tem diversas construções inusitadas. No entanto, entre essas construções, há uma que chama muito a atenção por ser um dos monumentos mais sinistros do Alentejo: a Capela dos Ossos.

Na verdade, embora a atração seja inquietante e um pouco assustadora, ela foi idealizada por três frades franciscanos no século 17, que queriam fazer os visitantes refletirem sobre a transitoriedade e fragilidade da vida.

Esta capela tem suas paredes e pilares revestidos de milhares de ossos e crânios reais retirados de cemitérios locais. Estima-se que sejam cerca de 5 mil as caveiras humanas que ali se encontram. Logo na entrada, os visitantes se deparam com uma mensagem que diz “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.

Além dos ossos, o lugar também está decorado com estátuas religiosas, uma pintura renascentista e um teto abobadado, com afrescos que representam várias passagens bíblicas ligadas à vida e à morte. Na saída da capela, há um painel de azulejo com uma obra do arquiteto Siza Vieira que contrapõe à alusão da morte o milagre da vida.

Esta atração turística sinistra fica na Igreja de São Francisco, em Évora, e é muito conhecida e procurada pelos turistas.

Em Monforte

Aliás, a Capela dos Ossos não é a única construção macabra na região portuguesa. A cerca de uma hora dali, em Monforte, há outra construção deste tipo, mas consideravelmente menor. Situada junto à igreja matriz da vila, tem apenas 4,3 metros quadrados, mas é igualmente interessante e sinistra.

Em Campo Maior

Já a Capela dos Ossos de Campo Maior, quase na fronteira com a Espanha, é quase tão grande quanto a de Évora. Ela foi construída no século 18, após uma tragédia da cidade em que cerca de dois terços da população padeceram. Os ossos utilizados eram das vítimas desta fatalidade.

Você não pode deixar de conhecer a Capela dos Ossos quando visitar Évora. É uma experiência imperdível, que vai despertar a sua curiosidade e reflexão sobre a vida e a morte.

Veja outras opções de atrações no Alentejo aqui!

×