5 construções inusitadas no Alentejo

O Alentejo é conhecido por seus vinhos premiados, paisagens bucólicas, vilarejos charmosos, hotéis de primeira categoria e construções incríveis, como castelos medievais. No entanto, entre essas construções, há algumas diferentes, não só pelas histórias únicas como também por curiosidades imperdíveis. Então, vamos conferir algumas dessas construções inusitadas?

Capela dos Ossos – Évora

Foto: Victor Carvalho

Esta capela tem suas paredes e pilares revestidos de milhares de ossos e crânios reais retirados de cemitérios locais. A atração turística sinistra fica na Igreja de São Francisco, em Évora, e foi construída no século 17 para fazer os visitantes refletirem sobre a transitoriedade e fragilidade da vida. Aliás, logo na entrada, há uma mensagem que diz “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.

Igreja de Nossa Senhora da Anunciação – Mértola

A princípio, esta igreja parece normal. Demora um tempo para o visitante perceber a primeira característica diferente: sua entrada é na lateral da igreja em relação à nave, diferente das construções cristãs tradicionais. Isso acontece porque, nos tempos em que Mértola foi uma cidade árabe, há mais de mil anos, ela era uma mesquita, e sua orientação está relacionada à localização de Meca. Além disso, ainda restam quatro portas de arco ultrapassado (arco em “ferradura”) e o mihrab, nicho de oração muçulmana.

Cromeleque dos Almendres – Évora

Este monumento megalítico pré-histórico consiste em 95 monólitos de pedra dispostos em formato circular e em perfeito estado de conservação. No entanto, o mais curioso deste monumento é que ainda não se tem certeza do que ele era. Há indícios de que tenha sido um local usado para culto aos deuses ancestrais, bem como para observações astronômicas, já que a construção está alinhada de forma que seus eixos imaginários coincidam com os eixos dos pontos cardeais e com os solstícios e equinócios. A saber, este monumento é mais antigo que o famoso Stonehenge, na Inglaterra!

Sinagoga de Castelo de Vide

Outra das construções inusitadas do Alentejo fica no pequeno vilarejo de Castelo de Vide: um edifício que guarda uma parte importante da história dos judeus alentejanos. Esta sinagoga foi construída no século 14, época em que havia uma comunidade judaica na região. Em princípio, após o desaparecimento da comunidade, a construção foi utilizada como escola, em seguida como casa particular. Então, em 1972, ela foi restaurada e hoje funciona como um museu dedicado à história judaica do vilarejo.

Cais Palafítico da Carrasqueira – Alcácer do Sal

Esta construção, apesar de inusitada, não é exatamente imponente ou tem uma história centenária. Ao mesmo tempo, é um local genuinamente alentejano e com um visual bastante curioso. Situado em Alcácer do Sal, o cais é um verdadeiro labirinto de tábuas e estacas de madeira. Os próprios locais ergueram a estrutura com o intuito de facilitar o acesso aos barcos mesmo em períodos de maré baixa. O cenário fica ainda mais bonito ao pôr do sol!

×