10 experiências no Alentejo que são inesquecíveis

O Alentejo é um destino turístico de excelência, pois oferece excelentes hotéis e restaurantes, belas paisagens e muitas opções de atrações e atividades de lazer. Mas, entre tantas possibilidades, há algumas experiências no Alentejo que são inesquecíveis. Listamos dez delas!

Explorar a gastronomia local

Primeiramente, é importante dizer que os alentejanos têm pratos bastante diferentes para mostrar para os visitantes brasileiros, e você não pode sair de lá sem provar alguns deles. Por exemplo: há as famosas migas, a carne de porco alentejano (que é mais saudável que a carne de porco consumida no Brasil), e os deliciosos doces conventuais.

Provar muitos vinhos

Foto: Gonçalo Villaverde

Assim como no restante de Portugal, a tradição vinícola é fortíssima no Alentejo. Por isso, uma das melhores coisas a fazer em uma viagem por lá é aproveitar para provar muitos rótulos produzidos localmente – tintos, brancos, rosés, espumantes, não importa! Não deixe também de harmonizar as bebidas com algum prato da culinária alentejana.

Curtir um dia ao ar livre

A região tem muitos espaços de natureza, campos abertos e ensolarados, cenários incríveis em meio à paisagem natural. Então, entre as melhores experiências no Alentejo estão aquelas em que se pode curtir um dia nesses lugares. Para quem quer relaxar, vale programar um simples piquenique no campo; os mais aventureiros podem desbravar trilhas a pé ou de bicicleta ou até andar a cavalo.

Aprender mais sobre a região

Há muitas histórias para ouvir no Alentejo, que vão desde a sabedoria local até os fatos históricos em si. De fato, parar para conversar com um morador local ou fazer uma visita guiada em um monumento pode ser uma experiência e tanto! Você pode até escolher o que te agrada mais: pode aprender sobre o vinho produzido no Alentejo, sobre a cortiça alentejana, ou sobre um dos inúmeros castelos medievais, por exemplo.

Conhecer praias escondidas

Foto: Manuel Gomes da Costa

Cerca de 140 quilômetros de litoral com praias de diferentes tipos te esperam no Alentejo. Além dos extensos areais dourados, onde é possível comer em restaurantes praianos e praticar esportes como surfe e stand-up paddle, os viajantes podem explorar verdadeiros tesouros escondidos, como pequenas praias secretas, escondidas entre falésias.

Observar as estrelas

O próprio céu do Alentejo é considerado uma atração turística, visto que na região do lago Alqueva há pouquíssima poluição luminosa. Por isso, o céu noturno fica incrivelmente belo e é possível ver milhares de estrelas, planetas e outros corpos celestes a olho nu. Muitos hotéis locais oferecem equipamentos especializados para deixar a experiência ainda melhor!

Passear de barco

São inúmeros os rios e lagos que se espalham pelo território do Alentejo. Só para ilustrar, o Alqueva, que é o maior lago alentejano, é também o maior lago artificial da Europa. Há também o rio Guadiana e o Estuário do Sado, onde o rio Sado se encontra com o Oceano Atlântico. Todos eles não só marcam a paisagem local, como também garantem o ambiente perfeito para um passeio de barco, curtindo a brisa e a tranquilidade do Alentejo.

Relaxar como nunca

Foto: Manuel Gomes da Costa

Dizem que o Alentejo é um lugar onde o tempo passa mais devagar. Inegavelmente, quem vive lá leva a vida em um ritmo mais lento e tranquilo. Por isso, deixe a pressa da cidade grande para trás e aproveite a viagem como um verdadeiro alentejano: sem se preocupar tanto com horários e despertadores! Se um passeio levar mais tempo que o esperado, não há problema. O importante é você aproveitar cada segundo e descansar a mente.

Ver uma construção imponente de perto

Foto: Victor Carvalho

Há muitas construções históricas no Alentejo, como castelos medievais, fortalezas, muralhas e igrejas, por exemplo. Até monumentos da pré-história podem ser encontrados na região. Assim sendo, uma das experiências no Alentejo que são obrigatórias é visitar alguma delas e ver de perto um pouco do passado da região!

Deslumbrar-se com uma vista inesquecível

Os cenários alentejanos são inesquecíveis, principalmente quando se está bem localizado. Alguns vilarejos situam-se em pontos elevados do território e, por isso, garantem vistas inesquecíveis. Do topo do Castelo de Monsaraz, por exemplo, é possível ver os campos que rodeiam a vila e o incrível lago Alqueva. É uma sensação ímpar!

Saiba que outras experiências você pode viver no Alentejo clicando aqui.

×