Inverno no Alentejo: o que fazer

O Brasil esbanja temperaturas quentes e paisagens tropicais e paradisíacas. Por isso mesmo, viajar durante o inverno de outros países pode ser uma experiência especial. Os turistas podem aproveitar as temperaturas mais baixas com atividades incríveis durante o inverno no Alentejo. Saiba como abaixo!

Provar pratos típicos da gastronomia alentejana

A gastronomia do Alentejo é muito apreciada pelos viajantes, e os pratos quentes são uma especialidade local. Por isso, o clima frio e úmido é perfeito para provar iguarias como o ensopado de borrego – nome dado ao cordeiro com menos de um ano. Da mesma forma, também vale a pena experimentar a tradicional sopa de cação e a açorda à alentejana, uma sopa típica que, diferente da maioria das sopas, não é cozida.

Tomar os deliciosos vinhos locais

Os vinhos alentejanos são uma maravilha para o paladar em qualquer época do ano. No entanto, o inverno no Alentejo torna a bebida – principalmente na versão tinta – absolutamente irresistível. A degustação é apenas uma das atividades que se pode realizar. De fato, a grande variedade de vinícolas oferece também visitas às caves e adegas, além de mostrar o processo de produção completo aos visitantes.

Visitar os olivais

Assim como as vinícolas, os olivais – onde crescem as azeitonas – podem ser visitados em qualquer época do ano. Entretanto, é no inverno que as azeitonas estão sendo colhidas e, portanto, a experiência se torna muito mais interessante. Após ver os olivais centenários, os viajantes veem de perto onde os frutos são processados e como dão origem ao azeite de oliva, essencial para a culinária local.

Se jogar em atividades ao ar livre

A possibilidade de frio pode te deixar reticente quanto a ficar ao ar livre, mas o Alentejo tem muitos dias de sol, que tornam as atividades muito prazerosas, sobretudo passeios pelos campos a pé, de bicicleta ou a cavalo. Da mesma forma, quem gosta de adrenalina pode apostar em aventuras de moto, quadriciclo ou jipe. Ou até se arriscar nas trilhas mais radicais com uma mountain bike.

Fazer programas culturais

Se as temperaturas mais baixas te fazem querer se abrigar em locais fechados, aposte nos programas culturais. O Alentejo conta com diversos locais impressionantes para visitar, como a Capela dos Ossos e a Catedral de Évora, em Évora, o Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas, ou o Paço Ducal de Vila Viçosa, por exemplo.

Hospedar-se em um hotel de primeira

O Alentejo é conhecido por suas diversas opções de hospedagem que garantem muito conforto e comodidade. Muitas delas são verdadeiros hotéis de luxo em meio ao campo, e oferecem a possibilidade de tomar um bom vinho diante da lareira, desfrutar de tratamentos em spas, relaxar em piscinas aquecidas ou jacuzzis, entre outros. Desse modo, a experiência do inverno no Alentejo fica ainda melhor.

×