Atividades imperdíveis para viver nas vinícolas do Alentejo

Que Portugal produz alguns dos melhores vinhos do mundo não é nenhuma novidade, e é no Alentejo que estão muitas das vinícolas que dão ao país esse reconhecimento. Visitar algumas delas é parada obrigatória em sua viagem por essa região e, embora essa seja parte importante do passeio, a degustação desses vinhos é apenas uma das experiências que você pode viver nesses lugares incríveis.

Conheça cinco outras atividades imperdíveis para viver nas vinícolas do Alentejo:

1. Colher e pisar uvas

Conhecer todo o processo de produção do vinho torna a degustação muito mais interessante. Por isso, durante as vindimas, que ocorrem entre agosto e setembro, as vinícolas do Alentejo permitem que os visitantes participem da colheita das uvas, em que os guias explicam o processo de plantio, as fases pelas quais o fruto passa e as técnicas usadas na produção. Depois de colher os frutos, é hora de entrar em ação e pisar as uvas – como ainda é feito em muitas vinícolas mais tradicionais –, para começar a fabricação do vinho. O Vila Galé Clube de Campo, em Beja, garante essa experiência única.

2. Criar seu próprio vinho

Essa atividade realizada na Adega Vila Santa, em Estremoz, começa com uma sessão prática de criação de vinhos, onde você pode provar diferentes tipos de uvas e vinhos para conhecer quais são suas preferências, aromas e sabores favoritos. Com isso, cada participante está preparado para criar seu próprio vinho, usando a criatividade para elaborar um produto único e especial. Ao final da atividade, você pode levar uma garrafa do seu vinho exclusivo como recordação – com rótulo personalizado e tudo!

3. Spa com vinhos e uvas

Alguns hotéis, como é o caso do Alentejo Marmòris Hotel & Spa, em Vila Viçosa, contam com spas que oferecem tratamentos usando ingredientes naturais extraídos da uva e do vinho. Graças às propriedades antioxidantes desses produtos, os tratamentos antienvelhecimento e para relaxamento são procurados por turistas de todo o mundo. São esfoliações, massagens, wraps, tratamentos faciais e mais.

4. Refeição harmonizada

Harmonizar vinhos com petiscos e pratos elaborados é uma arte. Algumas vinícolas contam com restaurantes que servem o melhor da gastronomia tradicional portuguesa combinado com os diferentes de vinhos produzidos na região com perfeição. Uma boa opção para esta atividade é a Herdade do Esporão, nos arredores de Évora.

5. Cursos e workshops

Se só viver a experiência de provar vinhos junto à enólogos não for suficiente pra você e se quiser se aprofundar um pouco mais no assunto, muitas vinícolas oferecem workshops relacionado ao mundo do vinhos, para que você se torne um expert no tema. Na Herdade da Malhadinha Nova, por exemplo, há cursos diversos para iniciantes ou enófilos de carteirinha.