Gastronomia do Alentejo: o que provar?

A gastronomia do Alentejo é única. Embora as pessoas imediatamente pensem no famoso bacalhau quando se fala de gastronomia portuguesa, no Alentejo ele perde espaço para outras carnes mais tradicionais da região, em pratos diferentes e deliciosos.

Pratos do restaurante Cais da Estação, em Sines

Já que a região é grande, ocupando quase um terço do território português, em cada cidade ou vila que se visita há variação nos ingredientes escolhidos, modos de preparo e pratos servidos. Por isso, é possível experimentar iguarias novas a cada destino que se vai.

Gastronomia do Alentejo Litoral

No litoral, as grandes estrelas da culinária são os peixes e frutos do mar frescos. Locais como Comporta e Sines têm como destaque pratos com polvo, mexilhões peixes, como o saboroso arroz de polvo, que também pode levar camarões, além da sopa de cação, perfeita para esquentar um dia frio.

Lombo de porco com amêijoas

Gastronomia do interior do Alentejo

Indo para o interior, os ingredientes do mar se unem a outros tipos de carne. Por isso, quem visita cidades como Alcácer do Sal, Santiago do Cacém e Grândola deve apostar no famoso lombo de porco com amêijoas, um tipo de molusco, prato temperado com alho, louro e pimentão, cujo preparo também pode levar vinho branco.

As tradicionais bochechas de porco

Seguindo viagem para a parte central, são outras carnes que ocupam o lugar central na mesa. O famoso porco preto é muito popular na  gastronomia do Alentejo, assim como carneiros e animais de caça, como lebre e veado. Cidades como Ponte de Sor, Estremoz e Arraiolos, por exemplo, são bons lugares para provar um bom arroz de lebre e as deliciosas bochechas de porco.

Por fim, chegamos ao leste, nas cidades próximas à Espanha. Ali, a influência do país vizinho aparece: o gaspacho, uma sopa fria de tomate típica da Espanha, ganhou um preparo diferente no Alentejo: nele, os ingredientes não são triturados como no país vizinho. Além do tomate, leva pepino, pimentão e pão.

O que se pode provar em qualquer parte da região?

É claro que alguns pratos são populares em qualquer parte da região. É o caso do ensopado de borrego, como os portugueses chamam os carneiros jovens. A carne é o ingrediente principal deste prato que também tem batatas e pão. Com toda certeza, outra iguaria encontrada em qualquer destino alentejano são as migas, feitas com pão refogado. Cada cidade dá o seu toque especial: em Beja, por exemplo, o prato costuma ter carne; em Évora, aspargos e lombo de porco; e, em Portalegre, diversos cortes de carne de porco.

Sobremesas do restaurante Fialho, em Évora

Há também as deliciosas sobremesas, como a boleima de maçã, um bolo típico da Páscoa que leva canela, maçã e nozes, comum em Castelo de Vide; a sericaia com ameixas, que esbanja ovos e canela, tradicional de Elvas; e o doce dourado de Borba, feito à base de amêndoas, pão, gemas de ovos e açúcar.

Sericaia com ameixas

Não importa o destino por onde o viajante irá passar: com certeza, haverá delícias para provar!

×