Conheça a vila de Terena

O melhor das viagens pelo Alentejo é que, quando menos se espera, encontramos um tesouro escondido. Assim é Terena, também chamada de São Pedro de Terena, uma vila que fica a cerca de 55 km a leste de Évora.

Terena é pequena e pacata, e não está entre os destinos mais conhecidos do Alentejo. Talvez justamente por isso tenha uma atmosfera ainda mais acolhedora e autêntica, repleta de casas caiadas de branco com detalhes em azul, como é tradicional em nossa região. Por lá, reina a paz de espírito.

Situado sobre uma colina, o povoado oferece uma bela vista dos campos ao redor e da Albufeira da Barragem de Lucefécit. No topo do morro fica o Castelo de Terena, com uma torre imponente.

O patrimônio histórico de Terena conta também com o Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, a Igreja Matriz de São Pedro, a bela Igreja da Misericórdia, a Capela de Santo Antônio e as Ermidas de São Sebastião e de Nossa Senhora da Conceição da Fonte. Há também um pelourinho com mais de 400 anos, a Torre do Relógio e até ruínas dos tempos romanos.

Mas as construções não são a única atração de Terena. Uma das possibilidades por lá é descer até a Albufeira da Barragem de Lucefécit para curtir um dia de sol. É possível fazer um passeio de barco, praticar esqui aquático ou windsurfe e até pescar.

Além disso, uma boa opção para se conectar com a natureza é fazer uma caminhada em um percurso que começa na vila, conhecido como “Passeio pelo campo”. O caminho é totalmente sinalizado e passa por bosques e entre propriedades rurais, permitindo que se vejam sobreiros, que são as árvores que fornecem a cortiça, e também cegonhas-brancas, águias-de-asa-redonda e raposas.

O percurso tem 11 km e é de dificuldade média, levando cerca de 3,5 horas para ser finalizado e podendo ser realizado o ano todo. A rota é circular, começando e terminando na vila, que fica visível durante toda a caminhada.

Se estiver em Terena no primeiro domingo do mês, aproveite para conhecer a feira de antiguidades feita no jardim principal.