Alentejo é uma das seis melhores regiões vinícolas para visitar em 2020

Herdade do Esporão

Já falamos muitas vezes por aqui que o Alentejo é a maior região de Portugal, além de ser conhecida como a região mais autêntica do país. Mas, no último mês, recebemos uma distinção ainda melhor: a prestigiosa revista de turismo Condé Nast Traveler nos escolheu como uma das melhores regiões vinícolas do mundo para visitar em 2020.

Para chegar nessa lista exclusiva, a publicação pediu a opinião dos mais importantes especialistas em vinho dos Estados Unidos. O Alentejo foi a única região portuguesa a figurar nesse rol.

Por que o Alentejo mereceu a distinção?

Quinta do Quetzal. Foto: Gonçalo Villaverde

Segundo a matéria, tanto os vinhos tintos quanto os brancos, feitos principalmente com uvas autóctones, como a touriga nacional, aragonez e alicante bouschet, são as atrações mais importantes da região. A publicação também destacou as nossas adegas e o design vanguardista de algumas delas.

A revista conversou com Michele Gargiulo, sommelier do Jean Georges Philadelphia, restaurante do hotel Four Seasons. A especialista afirmou que há muitos produtores que fazem vinhos fantásticos no Alentejo, exaltando a qualidade excepcional das bebidas e seus preços excelentes.

O enoturismo no Alentejo

Experiência da vindima no Vila Galé Clube de Campo. Foto: Victor Carvalho

Temos muito a oferecer aos enófilos: por aqui, não apenas é possível provar os vinhos locais, mas também conhecer onde e como são produzidos, participar de degustações variadas, fazer harmonizações de vinhos com nossa saborosa gastronomia e mesmo, durante as vindimas, que acontecem em agosto ou setembro, participar da colheita ou da pisa das uvas.

Há vinícolas espalhadas por todo o território alentejano. Além do enoturismo, o Alentejo convida os viajantes a conhecerem um vasto patrimônio histórico, vilas charmosas e restaurantes deliciosos.

Portugal no topo

Prova de vinhos na Quinta do Quetzal. Foto: Gonçalo Villaverde

A Condé Nast Traveler também divulgou os resultados de sua tradicional premiação feita com votos dos leitores, e Portugal ficou em terceiro lugar no ranking dos melhores países do mundo de 2019. A pesquisa teve mais de 600 mil votos, e a revista indicou uma viagem pelo Alentejo e seus vinhos, uma região que afirmaram ser fantástica.

Aprenda mais sobre os vinhos alentejanos

Vinhos da Herdade São Miguel. Foto: Victor Carvalho

Se você quer conhecer mais sobre os nossos vinhos e enoturismo, confira uma seleção de posts sobre esse tema:

×