Dia de São Martinho em Marvão: comemore com a Feira da Castanha

Há um ditado popular português que diz: “No dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho”. Isso se dá porque o Dia de São Martinho é comemorado na mesma época da colheita da castanha, entre os meses de outubro e dezembro. Assim, esse produto típico do Alentejo é o grande protagonista da comemoração.

Reza a lenda milenar que um soldado romano chamado Martinho de Tours, em um dia chuvoso, dividiu sua bebida com um mendigo que sentia muito frio. Para compensá-lo, Deus fez com que a chuva parasse e ofereceu a Martinho três dias de verão em pleno outono, o chamado “verão de São Martinho”. Em honra ao santo e aos produtos colhidos nesse período, a cidade de Marvão e outras cidades do Alentejo realizam diversos eventos.

A Feira da Castanha

A Feira da Castanha em Marvão é um dos pontos altos do vilarejo. Todos os anos, atrai centenas de pessoas ao redor de uma fogueira onde são assadas as castanhas recém-colhidas. Para acompanhar, bebe-se agua-pé e a jeropiga, bebidas alcoólicas típicas do país preparadas com bagaço de uva.

As castanhas assadas são a grande atração da festa. Os pontos mais tradicionais para encontrá-las são nos largos do Terreiro, de Santa Maria, do Pelourinho e do Espírito Santo.

Mas o fruto celebrado durante esses dias não é usado apenas para consumo: os artesãos da região aproveitam outras partes dele para criar peças incríveis. Com a casca da castanha, criam tradicionais bordados. Com a madeira do castanheiro, elaboram diferentes tipos de cesto. E além da castanha, os produtores rurais do Marvão aproveitam a feira para oferecer frutos secos, embutidos, azeite, licores, vinhos, queijos, compotas e centenas de delícias produzidas com ingredientes típicos das terras alentejanas.

Toda essa festa é animada por grupos folclóricos da música popular portuguesa, fanfarras, corais, apresentações circenses e companhias de teatro de rua que ocupam toda a vila. A festa conta ainda com um palco principal, por onde passam músicos conhecidos da região com canções típicas do Alentejo. Que tal viver essa experiência em sua próxima visita à Portugal?

×