Pequenos luxos para desfrutar no Alentejo

alentejo

O Alentejo é o destino perfeito para fugir do agito urbano e aproveitar a vida no seu próprio ritmo. Recheada de edifícios históricos e monumentos declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, nossa região tem paisagens impressionantes, que convidam seus viajantes a desfrutarem experiências exclusivas.

Confira uma lista de pequenos luxos para curtir em uma viagem por terras alentejanas.

Hospedar-se em um castelo 

Pousada Castelo de Estremoz
Pousada Castelo de Estremoz

O Alentejo testemunhou importantes momentos da história de Portugal e abriga muitos edifícios históricos de valor inestimável, como castelos. Alguns foram transformados em luxuosas pousadas, onde é possível vivenciar momentos de realeza, como a Pousada Castelo de Estremoz, cujo edifício foi construído no século 12 para a Rainha Santa Isabel e que ainda exibe decoração medieval. Sua Torre de Menagem, a mais alta da Europa, possui uma magnífica vista para a cidade. Já a construção milenar do Castelo de Alcácer do Sal está posicionada no monte mais alto da cidade e guarda uma hospedagem elegante.

Passear de barco no Alqueva ao pôr do sol

Em pleno coração do Alentejo, o imponente Alqueva é o maior lago artificial da Europa e está rodeado por campos verdes e dourados típicos da região, e que ficam ainda mais deslumbrantes à luz do entardecer. É possível praticar diversas atividades náuticas ou ainda fazer um passeio de barco para apreciar toda a beleza deste local.

Ver estrelas em um céu premiado 

Talvez você nunca tenha imaginado que o céu de um destino pudesse ser premiado. Mas a região do Alqueva foi a primeira do mundo a ter a certificação Starlight Tourism Destination, que comprova a sua qualidade para observação de estrelas. Não há poluição luminosa, o que possibilita contemplar toda a perfeição do universo a olho nu. E se quiser saber mais sobre constelações encontradas ali ou até mesmo alugar um telescópio, basta fazer uma visita ao Observatório Lago Alqueva.

Fazer um workshop de gastronomia tipicamente alentejana

O melhor de uma viagem é poder conhecer a fundo a cultura daquele destino. E que tal começar pela gastronomia? A culinária típica do Alentejo proporciona sabores inigualáveis, que incluem, além de seus deliciosos azeites, carnes de caça, embutidos, pães e queijos. E é possível aprender as principais receitas em um divertido workshop. Em Évora, o Portuguese Cooking School oferece aulas de culinária típica para você colocar a mão na massa e ainda saber mais das tradições gastronômicas em uma conversa descontraída. A equipe da cozinha do Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, ensina a elaboração de um menu de três pratos, acompanhados dos excelentes vinhos produzidos na propriedade. E os hóspedes do Santiago Hotel Cooking & Nature podem aprender a receita do famoso pão alentejano, elemento essencial nas mesas dos locais.

Tomar alguns dos melhores vinhos do mundo em um piquenique em meio à natureza

alentejo

Um piquenique é a opção perfeita para admirar as paisagens de sobreiros nas planícies verdejantes e ainda desfrutar das iguarias locais, como o vinho. O Alentejo é a meca para os amantes da bebida. A Herdade de São Lourenço do Barrocal oferece uma cesta recheada de delícias para seus hóspedes curtirem essa experiência ao ar livre, regada a um ótimo vinho da região.

Passeio a cavalo em uma praia quase deserta

alentejo

Uma ótima forma de explorar o litoral alentejano, considerado o mais intocado da Europa, é um passeio a cavalo. O trajeto passa por praias praticamente desertas, com as areias claras, dunas e mar azul. O roteiro também proporciona uma vista panorâmica de florestas de pinheiros e arrozais verdinhos, típicos da região. A sensação de bem-estar e contato próximo à natureza alentejana é inevitável!

×